A cabeceira de uma ponte que liga as cidades de Campinas e Monte Mor aguarda por uma reconstrução desde janeiro deste ano, quando as chuvas destruíram a estrutura. Devido à queda do trecho, moradores da região estão sem passagem para ir ao trabalho, a escola, ao supermercado e, até mesmo, ao médico.
A ponte atravessa o Rio Capivari, em uma área rural. À espera de conserto, alguns moradores improvisaram uma passagem através de uma ponte de madeira entre o bairro Campo Grande, em Campinas, e Monte Mor. Contudo, a situação está muito precária e apresenta riscos para todos que utilizam a passagem.
LEIA TAMBÉM
Motorista é atingido por ônibus após ultrapassar sinal vermelho em Campinas; veja vídeo
Escola fica sem aulas após homem furtar fios de energia em Campinas; veja vídeo
Segundo relatos de moradores do entorno, algumas pessoas chegaram a alugar chácaras para guardar os carros e seguir a pé pela ponte improvisada para trabalhar do outro lado. Caso contrário, é necessário seguir por um caminho de quase 20 km para ter acesso aos bairros.
“A gente está passando por um problema difícil aqui. Está vindo muito a Defesa Civil, Emdec e fiscais, mas para resolver o problema, até agora, nada. Então, a gente está passando por essa situação difícil aqui”, afirmou o aposentado Alberto Massucci.
O OUTRO LADO
Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que está em fase de finalização do processo de contratação da empresa para realizar a reconstrução da ponte. “A previsão é que seja iniciada a reconstrução no mês de abril e que dure em torno de quatro meses”, disse a Administração.
Já a Prefeitura de Monte Mor afirmou que a ponte fica na divisa entre os municípios e que a interdição foi realizada pela Defesa Civil de Campinas, que entrou com pedido de recursos para a reconstrução da ponte junto ao Governo do Estado de São Paulo.
“Assim, como toda a ação está sendo feita pelo município de Campinas, e nenhuma informação ou solicitação foi feita por Campinas ao município de Monte Mor, não há como afirmar quando será liberada a verba e quando a obra será iniciada e concluída”, finaliza a Prefeitura de Monte Mor.
LEIA MAIS