- Publicidade -
CotidianoTrem Intercidades: projeto que liga Campinas a São Paulo ganha edital e data para leilão

Trem Intercidades: projeto que liga Campinas a São Paulo ganha edital e data para leilão

Governo do estado divulga regras para licitação e vai receber propostas até o final do ano; veja qual é o prazo e a estimativa de preço da tarifa

- Publicidade -

 

Uma semana após autorizar oficialmente a realização de uma licitação internacional para a concessão do TIC (Trem Intercidades), que liga Campinas a São Paulo, o governo do estado de São Paulo publicou o edital com as regras para o processo e divulgou o prazo para o recebimento de propostas: 240 dias. Com isso, o leilão para o projeto está previsto para ocorrer em 28 de novembro.

De acordo com a SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos), as etapas envolvem a concessão patrocinada para a construção do chamado Eixo Norte do Trem Intercidades São Paulo-Campinas. O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões e a rota deste trecho vai envolver três serviços. Confira todos abaixo:

  • Linha 7 – Rubi: atualmente operada pela CPTM, que passará por uma revitalização das vias, operando entre a Barra Funda e Jundiaí
  • TIM (Trem Intermetropolitano): seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos
  • Trem Intercidades: opção expressa, com percurso total de 96 km que terá duração de aproximadamente 1h entre a capital e Campinas

 

LEIA TAMBÉM

Pedágio sem cancelas e com cobrança por tags ou placa do veículo? veja como não ser multado

Nova linha do BRT que liga Ouro Verde ao Centro inicia operação nesta sexta em Campinas

- Publicidade -

 

TARIFA E OUTROS DETALHES

Ainda segundo a SPI, a tarifa da Linha 7 não será alterada, “seguindo a política tarifária do estado”. Já as passagens para o TIC custarão em torno de R$ 64,00 quando estiver em operação. A entrega pode acontecer entre 2028 e 203, já que o prazo de execução estimado pelo Palácio dos Bandeirantes é de sete anos após a assinatura, com possibilidade de entrega do Intercidades em quatro anos.

“Além dos benefícios na mobilidade urbana para mais de 15 milhões de pessoas em 11 munícipios, o empreendimento gerará um total de 10.552 empregos diretos, indiretos e induzidos, e contribuirá para a redução das emissões de CO2 e para a segurança viária de toda a região”, defende o governo paulista em nota.

A CONCESSÃO

A concessão será de 30 anos, que serão contados a partir do início da operação comercial dos trajetos. O projeto prevê, na fase avançada, 101 km de extensão. A expectativa é de atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.

 

LEIA MAIS

Americanos são os maiores usuários de transporte por aplicativo no Brasil

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -