Depois de levar um prejuízo de R$ 16 mil, a Prefeitura de Campinas anunciou que irá intensificar o patrulhamento da GM (Guarda Municipal) na região do Túnel de Pedestres da Estação Fepasa, que liga o Centro à Vila Industrial, pelas ruas Lidgerwood e Antônio Manuel. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) depois que a fiação de luz do túnel foi furtada duas vezes seguidas neste mês.
A última foi vez foi na segunda (27), quando o material (que havia sido reposto há uma semana) foi furtado. Ao todo já foram quatro furtos no local este ano, dando um prejuízo de R$ 16 mil para a Prefeitura, segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Reforço na segurança
O túnel funciona diariamente das 6h às 20h, e a intensificação no patrulhamento será feita por meio de rondas dos guardas a pé. O espaço foi construído em 1918, tem 200 metros de extensão e é tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural) junto com o complexo ferroviário do Centro.
O trajeto foi reformado em 2019 e conta com a manutenção de um servidor.
Violência sexual
Uma estudante de 17 anos foi vítima de violência sexual na noite de 13 de novembro depois de sair do Cotuca (Colégio Técnico da Unicamp) e caminhar a pé para casa na Rua Culto à Ciência, que fica a 5 minutos a pé do túnel.
A aluna foi rendida por um homem, que se aproximou dela e disse estar armado. O criminoso foi preso no dia 27 por das equipes das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal depois que estudantes fizeram um protesto pedindo mais segurança nos arredores da escola.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Poupança escolar: entenda programa do governo para alunos do ensino médio