O guarda municipal de Limeira que foi vítima do preconceito racial neste domingo (19) lamentou o ataque sofrido durante o atendimento a uma ocorrência na cidade. “É pena que uma pessoa pense e aja dessa maneira, sobretudo na época em que estamos vivendo, em uma época de inclusão“, disse ele à EPTV Campinas nesta segunda-feira (20).
Na entrevista, o guarda Helvécio Giulião também deixou um recado para quem pratica injúrias raciais. “O seu preconceito não vai mudar a cor da pele de ninguém, o status físico ou a natureza da pessoa, nem de onde ela é. Você é que tem que guardar o seu preconceito pra você mesmo e trabalhá-lo pra que você se torne uma pessoa melhor”, define.
Giulião foi alvo de xingamentos racistas por parte de um homem que teria ameaçado a vizinha no Residencial Santina. Os ataques começaram durante o atendimento ao caso. A equipe testemunhou as ofensas e o autor das injúrias recebeu voz de prisão.
Xingamentos continuaram
Identificado como Natalino dos Santos, de 54 anos, o homem foi colocado na viatura policial e levado para o plantão da Delegacia Seccional de Limeira.
Mas, mesmo detido, continuou xingando os guardas. As ofensas seguiram mesmo enquanto ele passava pelo exame de corpo de delito, na Santa Casa. O crime foi registrado como injúria racial e ele continua preso.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294