- Publicidade -
CotidianoUnicamp fica em 1º lugar no ranking de universidades empreendedoras do país

Unicamp fica em 1º lugar no ranking de universidades empreendedoras do país

Em 2021, as Empresas Juniores da Unicamp realizaram 631 projetos e serviços, com um faturamento total de R$ 1.203.198,45

- Publicidade -

Cerimônia de premiação foi realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (Foto: Leonardo Gallissio/Inova Unicamp)

 
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ganhou o título de melhor universidade empreendedora no ranking geral de 2021, organizado pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores). Nas edições anteriores, a universidade havia conquistado o segundo e o terceiro lugar. A cerimônia de premiação foi realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última quarta-feira (8).

- Publicidade -

O ranking, que já está em sua 4ª edição, é elaborado pelo MEJ (Movimento Empresa Júnior) com o intuito de promover universidades mais empreendedoras. 

Neste ano, a Unicamp se destacou nas categorias Inovação e Capital Financeiro, em competição com as outras 126 IES (Instituições de Ensino Superior) ranqueadas. 

RANKING

Para uma universidade ser considerada empreendedora, é necessário que ela esteja inserida em um “ecossistema proativo”, comprovando a capacidade da comunidade acadêmica em assumir riscos e resolver problemas, considerando oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento tecnológico. A pontuação do ranking considera seis eixos: 

– Cultura Empreendedora
– Inovação
– Extensão
– Infraestrutura
– Internacionalização
– Capital Financeiro 

- Publicidade -

Esse mapeamento é feito a partir de três fontes: pesquisa de percepção compartilhada com alunos e recém-formados das universidades, pela coleta de informações por meio de bases de dados secundárias e pela análise de dados fornecidos pelas universidades participantes. 

EMPRESAS EMPREENDEDORAS

Atualmente, a Unicamp conta com 23 EJs (Empresas Juniores) estabelecidas em dois dos seus três campi: Campinas e Limeira. As EJs são entidades sem fins lucrativos, formadas por alunos de graduação, e integram um dos pilares da universidade pública: a extensão.

Em 2021, as Empresas Juniores da Unicamp realizaram 631 projetos e serviços, com um faturamento total de R$ 1.203.198,45. As EJs prestam serviços para pequenos e microempreendedores da região, auxiliando no fortalecimento desses empreendimentos e na promoção do empreendedorismo entre estudantes da graduação.

ATUAÇÃO CONJUNTA

Além disso, a cultura empreendedora da Unicamp é favorecida há anos pela atuação conjunta entre a agência de inovação “Inova Unicamp” e das Empresas Juniores da Universidade

Entretanto, nos últimos dois anos, a Inova promoveu uma aproximação das EJs com foco no desenvolvimento tecnológico passível de proteção por meio de propriedade intelectual, e na regulamentação de uso de espaço e estrutura da Unicamp.

O processo levou à aprovação de uma nova Deliberação, em vigor desde novembro de 2020, que marca o relacionamento da Unicamp com o MEJ (Movimento Empresa Júnior).

Ela abrange questões de interesse comum das Empresas Juniores e da Universidade, como:  

– A possibilidade de gerar Propriedade Intelectual com proteção da Inova,  

– O cenário concreto para a criação de novas EJs, 

– A regulamentação da figura do docente supervisor e do uso de espaço e estrutura da Unicamp  

– Informações sólidas para a avaliação da Empresa Júnior.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -