A Prefeitura de Valinhos determinou o uso obrigatório de máscaras para educadores e funcionários das escolas municipais da cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial e é válida desde terça (31). A divulgação foi feita nesta quarta-feira (1º).
Segundo a portaria, em relação aos alunos, há a recomendação da utilização das máscaras pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.
A decisão ocorre para prevenção e controle de casos por covid-19 no município. De acordo com a Administração, a definição da obrigatoriedade do uso de máscaras no ambiente escolar é exclusivamente aos servidores públicos que atuam nas unidades educacionais, inclusive estagiários e funcionários terceirizados.
Além disso, os servidores que apresentarem dois ou mais sintomas definidos como quadro suspeito deverão comunicar ao superior hierárquico, que recomendará em documento formal a testagem na Rede Municipal de Saúde.
Outra norma estabelecida é, nos casos de servidores municipais que tiverem contactante familiar na residência, ou seja, que testou positivo, estes poderão ser colocados na modalidade de trabalho remoto, a critério do superior imediato, por no máximo 7 dias, desde que apresente o exame com a confirmação de testagem positiva para covid-19 do membro familiar.
De acordo com boletim epidemiológico de ontem, Valinhos tem 24.001 casos confirmados e 459 óbitos causados pelo coronavírus.
Leia também: Pela 2ª vez, prefeita de Valinhos testa positivo para covid-19
EM CAMPINAS
Em Campinas, a Prefeitura de Campinas informou hoje que vai reavaliar a necessidade e obrigação da volta do uso de máscara em locais fechados. A Administração informou ainda que o assunto será discutido em uma reunião amanhã (2).
“O município vai tratar deste tema na reunião do Comitê Covid desta quinta-feira e rever a necessidade de recomendações e obrigações nos diferentes ambientes, conforme situação epidemiológica que se apresenta”, informou a Administração por meio de nota.
A medida ocorre após o Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do governo de São Paulo voltar a recomendar o uso de máscara em locais fechados devido a uma nova alta de casos de vocid-19. A recomendação foi anunciada ontem (31).