- Publicidade -
CotidianoDengue mata menina de 10 anos e total de óbitos vai a 11

Dengue mata menina de 10 anos e total de óbitos vai a 11

Outras duas vítimas da doença tinham 43 e 84 anos, segundo a Saúde; Campinas decretou emergência

- Publicidade -

Campinas teve mais três mortes por dengue confirmadas pela secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (17). Com isso, o total de óbitos pela doença subiu para 11 em 2024. Os novos casos fatais são de um homem, uma idosa e uma menina de 10 anos, todos com infecções atestadas para o sorotipo 2.

A pasta lamentou as mortes e se solidarizou com as famílias. Além disso, reforçou o alerta “para que a população mantenha cuidados para prevenir e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença”. Veja abaixo onde os moradores foram infectados e quando os sintomas começaram:

  • Sexo masculino, 43 anos, atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Pedro Aquino. Ele não tinha comorbidade, apresentou sintomas em 13 de março e o óbito ocorreu em 17 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
  • Sexo feminino, 84 anos, atendida na rede privada de saúde e moradora da área de abrangência do CS Santos Dumont. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 7 de março e o óbito ocorreu em 12 de março. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.
  • Sexo feminino, 10 anos, atendida na rede pública e saúde e moradora da área de abrangência do CS Fernanda. Ela tinha comorbidades, apresentou sintomas em 1º de abril e o óbito ocorreu em 5 de abril. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 2.

Segunda maior epidemia de dengue e situação de emergência

A última atualização sobre mortes causadas pela dengue neste ano foi no início de abril, quando quatro óbitos foram confirmados. De 1º de janeiro até hoje, Campinas tem 55.176 casos confirmados da doença.

A cidade está em epidemia, declarou situação de emergência em 7 de março, e já divulgou um alerta sobre a transmissão em todas as regiões. A projeção é que o município chegue a 100 mil infecções até o final de abril.

A pior epidemia em Campinas foi em 2015, com 65.754 casos e 22 mortes.

Vacinação contra a doença em Campinas

Um balanço da secretaria de Saúde divulgado na segunda-feira (15) apontou que Campinas aplicou 2.413 doses de vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o equivalente a 13% do total. A campanha teve início no dia 11. A primeira remessa, com 18.063 doses, chegou na semana passada. A entrega foi feita à Saúde pelo governo do Estado, que recebeu do Ministério da Saúde.

- Publicidade -
- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -