- Publicidade -
CotidianoVacina da dengue: só 36,1% das crianças e adolescentes voltaram para a 2ª dose

Vacina da dengue: só 36,1% das crianças e adolescentes voltaram para a 2ª dose

O dado, divulgado hoje (2) pela secretaria de Saúde, destaca a baixa procura pela vacina da dengue, que começou a ser aplicada em abril

- Publicidade -

Apenas 36,1% das crianças e adolescentes aptos a completar o esquema vacinal contra a dengue retornaram às unidades básicas de saúde em Campinas para receber a segunda dose do imunizante. O dado, divulgado hoje (2) pela secretaria de Saúde, destaca a baixa procura pela vacina da dengue, que começou a ser aplicada em abril. O foco principal são jovens entre 10 e 14 anos, sendo necessário receber duas doses para garantir a proteção ideal.

A vacina é segura e está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Até o momento, 2.365 crianças e adolescentes receberam somente a primeira dose e devem aguardar o término do intervalo orientado pelo Ministério da Saúde antes de receber a segunda.

Além da baixa adesão à segunda dose, a procura pela primeira também foi insatisfatória. A estimativa é que Campinas tenha 91,2 mil moradores nesta faixa etária, mas apenas 16.823 tomaram a primeira dose.


Vale lembrar que Campinas registrou, neste ano, a maior epidemia de dengue da história, com 119.463 casos confirmados e 71 mortes.

Vacina contra a dengue

Até agora, o Programa de Imunização aplicou um total de 22 mil vacinas contra a dengue em 68 centros de saúde. O intervalo necessário entre as doses é de três meses.

Dados da vacinação contra a dengue:

  • 1ª dose: 16.823
  • 2ª dose: 5.228 (36,1% dos 14.458 aptos a receber)
  • Total de doses aplicadas: 22.051
  • Receberam a 1ª dose e precisam esperar: 2.365 pessoas
  • Esquema incompleto: 9.230 pessoas (63,8% dos aptos)

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, enfatizou que a vacina é segura. “Ela é importante para evitar complicações da doença. Reforçamos a importância dos pais e responsáveis levarem crianças e adolescentes às unidades básicas para completar o esquema vacinal, garantindo proteção adequada. Os cuidados contra a dengue são contínuos, e a imunização previne casos graves e até óbitos.”


Não é necessário agendar para receber a dose contra a dengue. Basta levar um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação (se tiver).

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Efeito pré-frontal: temperatura em Piracicaba pode chegar a 40°C antes de frente fria

Clínica é interditada após denúncia de que idosos sofriam maus-tratos e comiam alimentos vencidos

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -