As cidades do Circuito das Águas Paulista iniciaram a vacinação contra a covid-19 em pessoas de 50 anos de idade e com comorbidades, de acordo com a orientação e o calendário de imunização do governo do Estado de São Paulo. Entretanto, alguns municípios da região já passaram para outras faixas etárias, como é o caso de Holambra.
Segundo a administração municipal, Holambra inicia a imunização de pessoas com comorbidades acima dos 45 anos já nesta quinta-feira (20). Em contrapartida, o município de Pedreira ainda segue na faixa etária de pessoas com comorbidades entre os 55 e 59 anos. Confira o estágio de vacinação em cada cidade abaixo.
Todos os municípios exigem a apresentação de um documento oficial com foto, de um comprovante de residência e de um atestado médico que comprove a comorbidade para receber a dose da vacina.
A apuração do ACidade On/Circuito das Águas entrou em contato com a administração municipal da estância de Lindoia, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.
Águas de Lindoia
De acordo com a prefeitura de Águas de Lindoia, estão sendo vacinadas as pessoas com síndrome de down, os pacientes renais crônicos, os transplantados de órgão sólido e de medula óssea imunossuprimidos, pessoas com deficiências permanentes e cadastradas no programa de benefício de prestação continuada e pessoas com comorbidades, de 50 a 59 anos.
A vacinação aconteceu na última terça (18) e quarta-feira (19), das 9h às 17h, no Ginásio de Esportes, próximo a E. E. Dr. Francisco Tozzi. O município não informou quais serão os próximos dias da campanha de imunização.
Amparo
Segundo a Secretaria de Saúde de Amparo, a campanha de vacinação desta semana é destinada às pessoas com comorbidades e que têm entre 55 e 59 anos de idade. A vacinação de pessoas de 50 a 54 anos, com comorbidades, terá início no próximo sábado (22).
A aplicação das doses é realizada na Farmácia Central, localizada na Rua Dário Píres, nº 2-68, no Loteamento Marson. De acordo com a administração municipal, a imunização ocorre em horários agendados.
Holambra
Segundo o Departamento Municipal de Saúde de Holambra, a vacinação de pessoas com comorbidades a partir dos 45 anos de idade terá início nesta quinta-feira (20), a partir das 13h, no Salão da Terceira Idade. O atendimento será por ordem de chegada e a campanha de imunização ocorrerá da seguinte forma:
*8h às 12h – Pessoas com comorbidades a partir de 48 anos;
*8h às 12h / 13h e 16h – Pessoas com deficiência que recebam Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, o BPC, a partir de 45 anos;
*8h às 12h / 13h e 16h – Idosos acima de 60 anos;
*13h às 16h – Pessoas com comorbidades acima de 45 anos.
Jaguariúna
Segundo o setor de comunicação da prefeitura de Jaguariúna, a campanha de vacinação contra a covid-19 está imunizando, entre primeira e segunda dose, os seguintes grupos na cidade:
Idosos acima de 60 anos; profissionais de saúde; profissionais da educação, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com síndrome de Down (18 a 59 anos), transplantados (18 a 59 anos), pessoas com deficiência permanente (BPC), pessoas com comorbidades (50 a 59 anos) e motoristas de ônibus e cobradores.
Na próxima sexta-feira (21), a cidade passa a aplicar a dose em pessoas de 45 a 49 anos, com comorbidades ou deficiência permanente (BPC). A imunização será realizada de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, no Parque Santa Maria.
Monte Alegre do Sul
Segundo a administração municipal, Monte Alegre do Sul está aplicando a primeira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com comorbidades, com idades entre os 50 e 54 anos.
Pedreira
Segundo o setor de comunicação da prefeitura de Pedreira, o município está realizando a campanha de imunização de pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos (com carta médica), moradores com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada, pessoas com Síndrome Down de 18 anos ou mais, pessoas com doença renal crônica em terapia de 18 anos ou mais, transplantados de órgão sólido e medula óssea imunossuprimidos a partir dos 18 anos.
Além disso, a cidade está aplicando a segunda dose em pessoas com 64 anos e de 80 e 89 anos. Segundo a Secretaria de Saúde de Pedreira, a segunda dose para pessoas de 65, 66 e 67 anos estão atrasadas.
A Secretaria de Saúde afirmou ter enviado uma planilha com os nomes e idades dessas pessoas para o Departamento Regional de Saúde em Campinas e ao Governo do Estado, pedindo por mais doses. Segundo o município, houve o retorno dizendo que as doses serão enviadas em breve, porém, sem a definição de uma data.
Serra Negra
De acordo com a administração municipal de Serra Negra, a vacinação de pessoas com comorbidades de 50 anos ou mais já teve início, e acontece no Centro de Convenções, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O centro está localizado na Rua Nossa Senhora do Rosário, nº 630, na Estância Suíça.
Para receber a dose do imunizante, o morador precisa apresentar uma declaração médica comprovando a comorbidade, constando o CID e o CRM do médico que preencheu o documento.
Socorro
De acordo com a administração municipal, Socorro iniciou a vacinação de pessoas com comorbidades acima de 50 anos na última terça-feira (18). A imunização segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Espaço do Clube da Melhor Idade, localizado no Centro de Lazer do Trabalhador, atrás do Ginásio de Esportes.
O município afirmou ter uma previsão do governo estadual para começar a vacinação em pessoas com comorbidades de 49 a 45 anos. Entretanto, a cidade relatou que “ainda não recebeu essa grade de vacina”.