- Publicidade -
CotidianoVai esfriar em Campinas? Veja a previsão para o mês de março

Vai esfriar em Campinas? Veja a previsão para o mês de março

Março é o último mês da estação chuvosa na região, e já apresenta temperaturas e precipitação um pouco inferiores aos meses anteriores

- Publicidade -

O clima em março na região de Campinas não deve ser muito diferente dos dias quentes e as chuvas esparsas que predominaram ao longo de fevereiro. Mas, para quem não aguenta mais o calorão, esse período pode ter temperaturas mais amenas em alguns momentos. Vale destacar que nesta segunda-feira (4) a medição de temperatura da Estação do IAC (Instituto Agrícola de Campinas) registrou 34,5ºC às 16h na cidade.

Vai esfriar em Campinas?

Categorizado como primeiro mês do “Outono meteorológico”, que é seguido por abril e maio, março dá início a uma época de transição em que há uma queda gradual tanto nas temperaturas médias quanto nos acumulados mensais de chuva. A previsão é do balanço meteorológico do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

O mês de fevereiro foi marcado por temperaturas acima da média e foi considerado um mês seco, registrando apenas 35% da média de volume de chuva prevista. Enquanto isso, março é o último mês da estação chuvosa na região, e já apresenta temperaturas e precipitação um pouco inferiores aos meses anteriores.

Como fica o clima no mês de março?

O calorão não vai sumir por completo durante o mês de março. Segundo o balanço do Cepagri, deve ser mantida a tendência geral de um período, em média, mais quente do que o previsto, isso no continente Sul-Americano como um todo. Na região de Campinas, as chances de temperaturas acima da média, que é de 24,6°C, superam os 70%.

A persistência do fenômeno El Niño contribui para esse cenário, já que ele deverá perder intensidade e eventualmente se desconfigurar nos próximos meses.

Diante desse cenário, moradores de Campinas podem se preparar para dias quentes, podendo ser tanto dias com picos de calor, quanto a ocorrência de ondas de calor ou menor frequência da passagem de frentes frias. Lembrando que as ondas de calor são caracterizadas por um intervalo de vários dias com temperaturas muito acima do normal para o período.

O período mais quente é esperado para o meio do mês de março.

- Publicidade -

Chance de dias mais frios

Ainda assim, o Cepagri não descarta episódios relativamente frios ou amenos – que podem ocorrer de forma esporádica – mas eles não devem ser tão expressivos ou duradouros. A tendência é que esse quadro persista nos próximos meses.

Também não há expectativa de ondas de frio ou de calor na região até meados de abril. O que podem ocorrer são eventos pontuais com temperaturas mais amenas, como deve ocorrer nesta quarta (6) e sexta-feira (8), quando as máximas podem ficar um pouco mais brandas.

Nesses casos, a maior presença de nuvens e a ocorrência de chuvas apenas “limitam a elevação das temperaturas em determinados dias, e não provoca um resfriamento (intenso e prolongado) propriamente dito”, segundo o documento.

E as chuvas?

Em relação às chuvas, há uma probabilidade moderada (40 a 50%) de que o acumulado mensal de chuva ficará abaixo da média na região de Campinas. A estimativa é que o volume de precipitação fique cerca de 25 milímetros abaixo do valor de referência para o mês, que é de 165,2 milímetros. Mas, o Cepagri aponta que não é possível determinar como (com que frequência e com que volumes) os eventos de chuva ocorrerão.

As chuvas do mês de março devem ser mais expressivas nos primeiros 10 dias, principalmente nesta terça (5) e quarta-feira (6), por conta de uma frente fria sobre o Atlântico, e depois por volta do dia 10, que é o próximo domingo. Já os outros 21 dias do mês deverão ter chuva em torno ou ligeiramente abaixo da média.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Por que a Meta vai precisar mudar de nome no Brasil?

BBB 24: mãe de Wanessa defende filha e critica Dado Dolabella

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -