Os termômetros voltaram a subir no Interior de São Paulo a partir desta quarta-feira (5). A nova ‘virada’, agora para o calor no tempo acontece por conta de um bloqueio atmosférico, atualmente na altura do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que irá se centralizar sobre o estado de SP nos próximos dias, segundo o Climatempo. Esse sistema deve impedir a chegada de novas frentes frias, provocando o chamado veranico, com condições de tempo quente e seco.
Vai ter onda de calor no Interior de SP por conta do veranico?
De forma geral, o veranico funciona como se fosse uma onda de calor no Inverno ou no Outono. Eles ocorrem quando está atipicamente quente há mais de quatro dias nessas estações, sendo um período de temperaturas acima da média, tempo seco e pouca chuva.
A diferença no nome acontece por conta de o veranico ocorrer em um período mais frio, e, por isso, não traz o ‘calorão’ extremo, como houve na onda de calor do início de maio.
O Climatempo aponta que o veranico deve atuar sobre o Interior de SP até o dia 14 de junho, trazendo temperaturas de 3°C a 5°C acima do normal para o período.
Algumas regiões do Interior de SP podem ter termômetros chegando a máximas em torno de 30°C e 32°C. Além disso, haverá uma pausa nas chuvas em boa parte do estado.
Em Campinas, a média da máxima para o mês de junho é de 23°C. Com isso, os moradores da região podem esperar termômetros marcando entre 27°C e 28°C nos próximos dias.
“As máximas previstas não são incomuns de acontecerem pontualmente em junho, mas o que chama mais a atenção é a duração desse período mais quente”, explica o Climatempo.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Pedágios da região de Piracicaba são reajustados a partir desta terça
Cemitério de Piracicaba tem passeio com contação de lendas ‘assustadoras’