*Com informações de Jonatan Morel/EPTV Campinas*
A cidade de Valinhos amanheceu encoberta por uma densa fumaça nesta sexta-feira (11). Moradores fizeram registro de pontos com registro da fumaça branca, o que gerou preocupação e dificuldades com a respiração. A situação aconteceu após um incêndio que atingiu uma área de mata do distrito de Joaquim Egídio em Campinas.
O incêndio começou na noite de quinta-feira (10) e chegou a ser controlado durante a madrugada. No entanto, a fumaça voltou a subir novamente hoje (11) e um novo foco de incêndio se formou. Segundo a apuração da EPTV, o fogo foi alastrado no sentido das margens da Rodovia D. Pedro.
As chamas atingiram o topo de um morro, perto de antenas de telefonia, em uma área de mata privada, que pode ser acessada pelo km 118 da rodovia, e destruiu a vegetação do espaço. Após a ocorrência, uma grande área ainda não foi calculada, ficou tomada por fuligem.
LEIA TAMBÉM
Trem Intercidades em Campinas vai receber investimentos do novo PAC
Idosa é atropelada por ônibus no Centro e perde perna
As causas ainda do fogo são desconhecidas, e produtores do local lamentaram o prejuízo. “Pode ser uma faísca, mas ninguém sabe o que causou. Agora vai ter comprar ração pros bois, essa época de seca o pessoal não tem consciência, bota fogo na estrada, porque o fogo veio de lá da D. Pedro, e acaba com nosso pasto”, lamentou Luis Souza, gerente do local.
O diretor da Defesa Civil disse em entrevista à EPTV que equipes foram ao local após receber uma série de chamados dos moradores pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros foi acionado e equipes de Campinas e Valinhos atuaram no combate às chamas, e equipes devem retornar nesta tarde para o combate.
LEIA MAIS
Aliados de Bolsonaro são alvos de operação da Polícia Federal