Você sabia que o motorista que procurar o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) para o processo de emplacamento do veículo 0 km pode escolher a opção de personalizar a placa? Para isso, deve realizar o agendamento prévio através do site do órgão e pagar uma taxa (veja abaixo).
O emplacamento não é mais de responsabilidade direta do Detran e é feito por uma rede de empresas estampadoras credenciadas. A autorização para agendar a instalação da placa, no entanto, deve ser pedida junto ao departamento. Atualmente, a solicitação pode ser feita logo após a etapa do licenciamento.
Taxa e opções
A escolha pela personalização deve ser manifestada durante o atendimento junto ao órgão e antes de se dirigir ao local escolhido para o serviço de implantação da placa. Para isso, o proprietário do veículo deve pagar R$ 132,65 pela personalização. As combinações podem ser definidas de três formas:
- Apenas letras
- Apenas números
- Placa completa
Escolha limitada
Os caracteres disponíveis, porém, são limitados, já que a personalização “poderá ser feita apenas dentro das opções alfanuméricas disponíveis para o estado de São Paulo, e desde que já não tenha sido utilizada em outro veículo”, alega o comunicado do Detran enviado à reportagem do acidade on Campinas.
“Cada estado utiliza uma faixa específica de combinação de letras e números determinada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito)”, diz o órgão.
Questionado sobre os dados locais do serviço, o departamento estadual informou pela assessoria de imprensa que “não há dados sobre a quantidade de placas personalizadas emitidas para veículos da região de Campinas”.
E os já emplacados?
A personalização está disponível apenas para veículos 0 km. No caso de veículos já emplacados, “não é possível solicitar a troca da placa para escolher letras e números específicos”. “A placa é a identificação do veículo e deve acompanhá-lo até a sua baixa definitiva, conforme prevê a norma federal”, define o Detran.
Trâmite normal
Quem não desejar indicar números e letras personalizados para a placa, poderá continuar escolhendo “entre 20 combinações alfanuméricas aleatórias fornecidas pelo sistema do Detran-SP sem necessidade de pagar taxa extra”. “Uma vez iniciado o procedimento de primeiro registro com uma das 20 opções disponibilizadas, não é possível optar pela escolha de placas”, finaliza o texto.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.