Foco de um surto de febre maculosa que causou a morte de quatro pessoas e que mantém uma paciente infectada internada, a Fazenda Santa Margarida, em Campinas, é cercada por pastos e matas e possui vários gramados e jardins. Imagens feitas no local mostram ainda um casarão histórico e a área usada como estacionamento, espaço onde o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) suspeita que as vítimas foram infectadas por carrapatos. Veja as fotos:
Até o momento, ao menos 14 pessoas que estiveram em eventos na fazenda apresentaram sintomas da doença. Entre elas, estão moradores da região de Campinas e de outras regiões. Todos os pacientes estiveram na “Feijoada do Rosa”, realizada em 27 de maio, ou no show do Seu Jorge, em 3 de junho. Por conta disso, as atividades do estabelecimento foram suspensas pelas próximas semanas e um plano de contingência foi apresentado pelos responsáveis pela fazenda.
O LOCAL NA FEIJOADA
A festa denominada “Feijoada do Rosa”, onde estavam as quatro vítimas mortas por febre maculosa, é tradicional em Campinas e acontece todo ano. Em 2023 ela completou sua 22ª edição e reuniu cerca de 3,5 mil pessoas. O evento gastronômico tem feijoada à vontade (tradicional e vegana), além de massas e bebidas. Além disso, sempre reúne DJs de música eletrônica. A feijoada aconteceu entre 15h e 1h e não permitia menores de 18 anos desacompanhados.