Sob supervisão de Luciana Félix
A substituição da empresa encarregada dos serviços de combate à dengue em bairros de Campinas resultou em um aumento significativo nas recusas dos moradores em permitir a entrada dos funcionários em suas residências. Segundo a Prefeitura, a alta taxa de recusa está relacionada à mudança no uniforme dos funcionários, que é bastante diferente do usado pela empresa anterior.
Ainda de acordo com informações da Prefeitura, as recusas têm sido mais frequentes em bairros como Vila Industrial, São Bernardo, Jardim Santa Amália, Jardim Florence, Parque Floresta, Jardim Garcia, Vila Castelo Branco e Vila Padre Manoel de Nóbrega.
Com a intenção de esclarecer e dar mais segurança aos moradores da cidade, a Prefeitura divulgou informações detalhadas e imagens do novo uniforme, bem como as credenciais das equipes que estão encarregadas das visitas às residências.
Qual é a nova empresa e como é o uniforme?
A nova empresa é Impacto Controle de Pragas LTDA. O novo uniforme é formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Vale destacar que o uniforme da empresa anterior, que foi utilizado nos últimos cinco anos, era verde.
Segundo a Prefeitura, os agentes contratados possuem crachá e uniforme de identificação da empresa.
Se você está em dúvida pode ligar no 156 e para confirmar a veracidade da visita. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Veja novo uniforme em detalhes
Prevenção constante
Vale lembrar que Campinas declarou epidemia de dengue em abril deste ano. Segundo a Secretaria de Saúde, a necessidade de cuidados preventivos precisa ser contínua.
A cidade registrou até 5 de outubro um total de 9.834 casos da doença provocada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, ocorreram duas mortes, em março e junho.
O coordenador do Programa de Arboviroses e Zoonoses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, enfatizou que o serviço é essencial para o combate à dengue.
“É muito importante que a população autorize a entrada desses agentes para realização do trabalho que é de suma importância para a saúde de todos”, explicou.
Além disso, ele também fez um alerta para que a população tenha mais atenção com ações preventivas diante da expectativa de dias com temperaturas mais elevadas e mais chuvosos da primavera até o verão. “Precisamos do auxílio da população, para somar às ações do poder público, no movimento de exterminação dos criadouros, ou seja, tudo que acumule água em casa. Somente dez minutos por semana são suficientes para a atividade.”
Sintomas
A dengue provoca febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia. Caso tenha estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde de Campinas para receber atendimento médico.
Para acabar com a proliferação do mosquito Aedes aegypt é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus, além de vedar a caixa d’água. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias, enquanto vasos sanitários inutilizados precisam ficar fechados.
A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas da dengue é a busca pelos centros de saúde. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Pasta: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294