Os bloqueios da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) alteram a partir de 12h o trânsito na região do Largo do Rosário, no Centro de Campinas, onde o telão de LED de 84 m² foi montado para exibir as partidas do Brasil na Copa do Mundo. As interdições para a partida contra a Suíça seguem o modelo do que foi feito antes do primeiro jogo, contra a Sérvia (confira abaixo).
A tela gigante que exibe todas as partidas da Seleção Brasileira vai funcionar até o dia 18, data da final do mundial e o próximo jogo do Brasil na primeira fase será contra Camarões na sexta-feira (2), às 16h. A expectativa, porém, é que o time comandando por Tite avance às oitavas de final. Se isso se confirmar, os fechamentos viários devem se repetir, assim como o reforço na segurança.
No último dia 24, cerca de 8 mil estiveram na praça da região central. Entre eles, diversas famílias e torcedores usando verde e amarelo e até fantasias acompanharam a vitória brasileira por 2 a 0. O clima foi tranquilo durante o jogo, mas houve confusão na dispersão do público e a GM (Guarda Municipal) teve duas viaturas apedrejadas e deteve quatro pessoas envolvidas (leia abaixo).
LEIA TAMBÉM
Brasil joga contra a Suíça de olho na classificação; confira todos os jogos desta segunda
Jogo do Brasil: veja o que abre e fecha em Campinas nesta segunda
BLOQUEIOS DA EMDEC
O fechamento viário antecipado da Avenida Francisco Glicério, que será feito pela Emdec hoje a partir de 12h, serve para comportar o público e organizar o fluxo de carros no entorno do Largo do Rosário. Os agentes de mobilidade urbana vão monitorar a concentração do público e realizar, se necessário, uma segunda etapa de interdições em outras ruas a avenidas do entorno do local.
A operação especial na Glicério prevê o bloqueio entre as vias Benjamin Constant e General Osório. Com isso, segundo a Emdec, os motoristas deverão desviar pelas avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva. Se for preciso, no entanto, serão feitos bloqueios nos cruzamentos da Avenida Doutor Campos Sales com a Rua José Paulino e da Rua General Osório com a Rua José Paulino.
Se a segunda etapa da operação se confirmar, os motoristas deverão usar as ruas José Paulino e General Osório ou as ruas José Paulino e Barreto Leme para fazer os desvios durante as partidas. Os agentes também orientarão os motoristas e os usuários do transporte público antes, durante e após os jogos.
Além das equipes no Centro, a operação vai contar ainda com atuação remota de operadores da Divisão de Controle Operacional e de equipes semafóricas.
SEGURANÇA REFORÇADA
O 8º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), de Campinas, detalhou à reportagem do acidade on que vai executar um plano de segurança para a transmissão de jogos da Copa do Mundo em um telão na região central.
De acordo com a PM (Polícia Militar), o esquema planejado envolve o policiamento a pé e os usos de equipes em carros e da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), da Base Comunitária Móvel e da Força Tática.
“Contaremos com o apoio do 1º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), Cavalaria, Canil, grupamento aéreo e ainda realizaremos ações integradas com a GM (Guarda Municipal), Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e demais órgãos de fiscalização”, informou a PM em nota.
A operação ocorrerá em toda a região central e o objetivo “é proteger as pessoas, combater o crime, preservar a ordem pública e aplicar a lei”, além de “prevenir, amparar, acolher e assistir as pessoas”, promovendo sensação de segurança.
TRANSPORTE PÚBLICO
Os ônibus do transporte municipal de Campinas terão horários especiais nesta segunda-feira. Segundo a Emdec, uma programação especial para o transporte público foi planejada para atender o deslocamento dos passageiros.
A programação convencional será adotada até 13h. Durante a partida, entre 13h e 15h, as linhas irão circular com frota reduzida, equivalente à praticada no período noturno. A partir das 15h, a operação convencional será retomada (LEIA MAIS DETALHES AQUI).
O PRIMEIRO JOGO
A estreia do Brasil na Copa do Mundo foi cheia de emoção para os moradores de Campinas que acompanharam a partida no telão gigante instalado no Largo do Rosário. Em meio ao sol forte, fogos de artifício e sons vibrantes de vuvuzelas, os torcedores se juntaram para torcer pela chegada do hexa.
Com um primeiro tempo sem gols, os adultos estavam desanimados, mas Edgar, de 10 anos, estava animado como a diversão e dos sons das cornetas. Já no segundo tempo, a Seleção Brasileira marcou dois gols e aliviou a tensão dos torcedores, que deixaram o local felizes pela vitória brasileira.
Quatro pessoas que acompanhavam a exibição da estreia do Brasil na Copa do Mundo no Centro de Campinas foram detidas pela Guarda Municipal após o jogo. Segundo a corporação, os detidos se envolveram em uma confusão com as equipes na dispersão do Largo do Rosário, onde o jogo foi transmitido. Duas viaturas da GM foram apedrejadas.
Segundo a Prefeitura, cerca de oito mil pessoas assistiram o jogo do Brasil contra a Sérvia no telão montado no Largo do Rosário. Durante o período, no entanto, ouve relatos de arrastões e pessoas armadas no local. A Polícia Militar não confirmou se houve registro de roubos, mas a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, confirmou que houve relatos de torcedores que foram vítimas de furtos (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).
LEIA MAIS
Alemanha arranca 1 a 1 com Espanha e segue viva no Grupo E da Copa