- Publicidade -
CotidianoVeja os bairros de Campinas com mais veículos roubados ou furtados 

Veja os bairros de Campinas com mais veículos roubados ou furtados 

Sistema da GM registrou mais de 550 ocorrências de veículos roubados ou furtados pela cidade

- Publicidade -

Motoristas de Campinas precisam ficar atentos por onde estacionam. Um levantamento mostrou os cinco bairros da cidade que lideram os registros de fluxo de veículos roubados ou furtados. Os dados são do sistema inteligente de monitoramento da GM (Guarda Municipal), que conta com várias câmeras espalhadas pela cidade. 

O sistema da Cimcamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), além de auxiliar na localização do veículo que foi roubado ou furtado, também ajuda a identificar se ele foi ou não usado em outros crimes. Só em 2023, mais de 550 alarmes sobre esse tipo de registro foram disparados na central de monitoramento. 

- Publicidade -

Veja quais são os bairros de Campinas com maior fluxo de veículos roubados ou furtados: 

Amarais 

Centro 

Jardim Aurélia 

Jardim Ipaussurama 

- Publicidade -

São Bernardo 

Segundo o diretor da Cimcamp, André Luiz Pacheco Pereira, esses bairros lideram os registros de fluxo de veículos roubados ou furtados por terem muita movimentação e avenidas que dão acesso às rodovias. Atualmente, o sistema captura imagens de 300 pontos na cidade, somando mais de 560 faixas monitoradas. 

“A cada dia a gente vem aumentando o número de pontos e nesse aumento a gente consegue um cruzamento maior de informações que são utilizadas de forma preventiva pela PM (Polícia Militar) e pela Guarda Municipal, e também na parte de inquéritos, ajudando na resolução de problemas”, contou. 

O que fazer após ter veículos roubados ou furtados? 

Toda vez que um veículo é roubado ou furtado, a principal recomendação é que a vítima registre um boletim de ocorrência em alguma delegacia. Ao fazer isso, além de ajudar na investigação do crime, os dados do veículo são inseridos no sistema inteligente de monitoramento, que aqui em Campinas é controlado na Cimcamp.  

Como funciona o sistema? 

Ao ser inserido no sistema, o veículo que foi roubado ou furtado passa a ser monitorado por câmeras inteligentes, que podem ajudar na localização do veículo e também a identificar se ele foi ou não usado em outras ações criminosas. 

O diretor da Cimcamp explica que o sistema lê a placa de todos os veículos que passam pelo ponto em que a câmera está. A partir disso, ele cruza a informação das placas com um banco de dados, onde os agentes podem inserir se determinado veículo é roubado ou furtado.  

Se for o caso, esse cruzamento faz soar o alarme que diz onde o veículo está passando naquele momento. Então, os despachadores da central informam o alerta para as viaturas que estão passando na rua para que elas saibam o que está acontecendo e possam resolver o problema. 

No ano passado, 553 alarmes foram disparados no sistema de monitoramento inteligente. A ferramenta da Guarda Municipal captou veículos roubados ou furtado rodando pelas ruas e avenidas da cidade. 

Segurança para os motoristas 

O monitoramento do sistema inteligente é visto pelos motoristas como um reforço para a segurança. “Eu acho isso muito importante porque cada dia que passa tá pior. Vejo os bairros que eu entro, se chega alguém perto, às vezes até parado no semáforo, a gente já fica esperto”, comenta a motorista de aplicativo Leise Bernuzzi. 

Mesmo com a central de monitoramento, alguns motoristas já costumam tomar medidas preventivas para evitar maiores problemas, como é o caso do aposentado Loide Bonvechio. “A segurança que eu tomo é não parar em lugar isolado, estacionar sempre em lugares bem visíveis e sempre com o vidro levantado”. 

O empresário Eduardo Piton já teve uma moto roubada e sabe a dor de cabeça que é: “Não existia esse sistema e então eu não consegui recuperar. Na época eu não tinha seguro, mas hoje é uma das ações que eu faço como prevenção. Sempre uso seguro e sempre que tenho a oportunidade eu coloco no estacionamento, se for uma área de alto risco. Tudo que a gente pode fazer para prevenir esse tipo de crime a gente tenta fazer”.

Com informações de Júnia Vasconcelos/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político

Os grandes golpes cibernéticos: conheça os 5 maiores da história

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -