- Publicidade -
CotidianoVerão começa nesta semana e estação deve ficar entre as mais quentes da história

Verão começa nesta semana e estação deve ficar entre as mais quentes da história

O Verão começa oficialmente nesta sexta-feira (22), às 00h27 (horário de Brasília) e segue até 20 de março de 2024, à 00h06, data que marca o início do Outono

- Publicidade -

O Verão começa oficialmente nesta sexta-feira (22), às 00h27 (horário de Brasília) e segue até 20 de março de 2024, à 00h06, data que marca o início do Outono. Se na Primavera o campineiro já teve que enfrentar dois recordes sucessivos de temperatura máxima em plena onda de calor e que deram um spoiler do que vem aí.

Mas o que esperar do Verão?

De acordo com a previsão meteorológica, o Verão provavelmente será mais quente porque o El Nino irá aquecer as águas do Oceano Pacífico em cerca de 2,5°C acima do esperado. Mas, porque esse fenômeno interfere tanto no tempo? A resposta é porque ele aquece as águas do maior oceano da Terra.

“O Oceano Pacífico, mais quente, reflete um aumento das temperaturas da atmosfera. E, com isso, a gente espera um Verão ligeiramente acima da média com relação às chuvas também. Por quê? Porque a atmosfera mais quente favorece as chuvas mais ferozes”, infomrou a meteorologista Ana Ávila do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Calor pelo país

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura média no país deve variar de acordo com cada região. Na parte sul de alguns estados do Norte, o Centro-Oeste e parte do Sudeste, a média deve ficar em 30ºC. 

Já em regiões localizadas na parte de cima do Brasil, como Nordeste e áreas do Norte, a temperatura média deve alcançar os 32,5ºC, em dezembro, janeiro e fevereiro. 

Ainda de acordo com o Inmet, do final deste ano até fevereiro de 2024, o país vai registrar chuvas mais intensas na faixa central. A partir de dezembro, o fenômeno já deve ser mais regular, com máxima de até 500 mm nos seguintes estados: São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Sergipe, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Ceará, Bahia e Alagoas. 

Nos outros estados, a previsão é que a chuva ocorra com menor intensidade, podendo ficar até mesmo abaixo da média histórica, com possível seca no Amazonas. 

El Nino e as novas ondas de calor

fenômeno El Nino já começou a ocorrer com mais intensidade neste mês de dezembro, com as novas ondas de calor. Segundo a previsão elas vão ocorrer até junho do ano que vem.

A pesquisadora do Cepagri explicou que o El Nino favorece as ondas de calor porque barra as frentes frias vindas do Sul, fazendo com que elas não consigam avançar. Já uma onde de calor é quando as temperaturas de uma região ficam pelo menos 5ºC acima da média (para determinada estação) durante no mínimo três dias consecutivos, informou o Inmet.

- Publicidade -

Mas, o El Nino não é o único responsável pelas altas temperaturas. “Claro que isso também está ligado com as correntes de vento, dos movimentos atmosféricos”, complementa a pesquisadora. A cientista pontua também que a meteorologia vem “observando uma tendência de aumento das temperaturas nos últimos anos”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Caso Blaze: saiba porque o jogo do aviãozinho é ilegal

BBB 24: chamada do programa contém spoilers; confira quais

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -