- Publicidade -
CotidianoVocê sabia que quase metade de Campinas é área rural? São 3 mil propriedades

Você sabia que quase metade de Campinas é área rural? São 3 mil propriedades

Ao todo, 720 produtores ocupam uma área maior do que as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba

- Publicidade -

 

Um levantamento da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas apontou que as áreas rurais ocupam 48,7% do território da metrópole. Ao todo, 389 km² são utilizados para plantações na cidade, que possui área total de 796,4 km². Para ter uma ideia, essa extensão é maior que todo o município de Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Atualmente, Campinas tem três mil propriedades rurais e 720 produtores. Com cerca de 1,138 milhão de habitantes, o município tem 18,5 mil moradores que vivem em áreas rurais, o que representa apenas 1,6% do total.

A região da cidade com a maior área rural fica no bairro Carlos Gomes com 107,18 quilômetros quadrados e 1.408 habitantes. O bairro está localizado na região da APA (Área de Proteção Ambiental) e é conhecido por abrigar um valioso patrimônio histórico e arquitetônico, além ser área de conservação ambiental. O bairro ainda ‘guarda’ construções históricas da época do Ciclo do Café.

Em seguida, a região com maior área rural de Campinas é o distrito de Joaquim Egídio com 88,32 km² com 1.456 habitantes. Em terceiro aparece a área rural do distrito de Barão Geraldo com 50,33 km² e 4.169 habitantes. Em contrapartida, a região do Campo Grande é uma das menores áreas rurais de Campinas com 20,93 km², por outro lado abriga 6.491 habitantes.

LEIA TAMBÉM

Adolescentes são resgatadas após exploração sexual no Itatinga

- Publicidade -

Provão Paulista: Unicamp terá 320 vagas para alunos de escolas estaduais
 

Dentro da área rural município está a maior parte de uma enorme APA (Área de Proteção Ambiental), com 222,5 km², o que representa 86,9%. A área de APA é de fundamental importância para a cidade, uma vez que representa uma garantia para a manutenção da qualidade de vida, a preservação do nosso meio ambiente e a proteção da fauna.

VEJA A DISTRIBUIÇÃO DOS HABITANTES NAS ÁREAS RURAIS:

  • Amarais: 170 habitantes/ 11,37 km² de extensão
  • Barão Geraldo: 4.169 habitantes/ 50,33 km² de extensão
  • Campo Grande: 6.491 habitantes/ 20,93 km² de extensão
  • Carlos Gomes: 1.408 habitantes/ 107,18 km² de extensão
  • Chácara Aveiros: 96 habitantes/ 4,54 km² de extensão
  • Fogueteiro: 732 habitantes/ 13,17 km² de extensão
  • Friburgo: 416 habitantes/ 28,57 km² de extensão
  • Joaquim Egídio: 1.456 habitantes/ 88,32 km² de extensão
  • Pedra Branca: 2.239 habitantes/ 20,1 km² de extensão
  • Ref. Agrária: 368 habitantes/ 17,58 km² de extensão
  • Sousas: 928 habitantes/ 48,09 km² de extensão

PRODUÇÃO RURAL

Campinas tem uma produção diversificada de frutas e hortaliças, criação de gado, produção de leite, mel e uma infinidade de produtos típicos da roça. Há também um grande número de propriedades que oferecem serviços de turismo rural para a população.

“Com relação à população, o fato de somente 1,6% dos habitantes do município serem residentes em área rural se apresenta como um fator determinante para a escassez de programas e políticas públicas voltadas para o meio rural, realidade que precisamos alterar, em prol do desenvolvimento sustentável do setor” afirma a secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Hoje (12), dentro das comemorações do aniversário de Campinas, comemorado na próxima sexta-feira, a Prefeitura promoveu o “Festival Rural”, reunindo produtores para comercializar os produtos (leia mais aqui). 

TURISMO RURAL

Se você tem uma propriedade rural e deseja começar a trabalhar com turismo, Campinas oferece uma oportunidade no setor. O Departamento de Turismo da Prefeitura iniciou um mapeamento de áreas do meio rural que já trabalham ou tenham interesse em trabalhar com turismo rural.

A iniciativa segue até o dia 31 de julho e tem parceria com o Sindicato Rural de Campinas por meio do Sindicato Rural, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação por meio da Coordenadoria Departamental de Desenvolvimento Rural.

Quem quiser participar deve preencher o formulário no site, que estará aberto até 31 de julho. A proposta é finalizar essa etapa em julho e, posteriormente, analisar as informações e encaminhar ações pertinentes de acordo com os perfis das propriedades.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -