Os Microempreendedores Individuais (MEIs) deverão, a partir de 1º de setembro, deverão emitir suas Notas Fiscais de Serviço no Padrão Nacional. Inicialmente, a mudança seria em abril, mas o Comitê Gestor do Simples Nacional ampliou o prazo para que as empresas pudessem se adequar. A intenção da mudança é ter um sistema unificado válido para todo o país.
A plataforma da Nota Fiscais de Serviço no Padrão Nacional já está disponível. O documento também pode ser emitido pelo aplicativo NFS-e Mobile, disponível nas plataformas de celulares Android e Apple. Qualquer MEI prestador de serviços no país, independente do convênio do seu respectivo município, já pode emitir suas NFS-e dentro do padrão nacional.
Como faço?
Para o empreendedor utilizar o sistema federal, é preciso fazer o cadastro da pessoa física ou jurídica no portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
Veja abaixo o passo a passo de como cadastrar no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica:
- 1 – Para cadastrar acessar: https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional E clicar em Fazer Primeiro Acesso.
- 2. Em seguida, preencha com os dados solicitados. Depois, clique em Avançar.
- 3. Preencha com o número do Título de Eleitor.
No caso de quem fez a Entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda como Pessoa Física, será necessário preencher com o número dos dois últimos recibos. - 4. Preencha com os dados do e-mail e defina a senha de acesso conforme as regras.
- 5. O empreendedor receberá um código numérico encaminhado para o e-mail cadastrado para validação da conta e dos dados. Por isso preste muita atenção no e-mail cadastrado!
- 6. Agora você poderá acessar o portal para cadastrar os dados da atividade econômica desenvolvida e configurar os dados da sua empresa para emissão de NFS-e. Acesse novamente a página inicial do Emissor Nacional, insira seus dados de login e senha. Depois, clique em Entrar
- 7. No seu primeiro acesso, será necessário acessar as configurações. Isso pode ser feito clicando em qualquer um dos símbolos que aparecem na tela.
- 8. Ao entrar nas configurações, preencha os campos com e-mail e telefone que serão utilizados na geração da NFS-e.
- 9. Selecione no campo Valor Aproximado dos Tributos a “terceira opção” Não informar nenhum valor estimado para os tributos”.
- 10. Pronto! Você já pode acessar o Emissor de NFS-e! Se você for MEI e desejar utilizar o APP para emitir suas notas, será necessário cadastrar seus Serviços Favoritos. Acesse essa configuração por qualquer um dos ícones marcados.
- Depois, clique em Novo Serviço Favorito.
Que ver mias informações sobre como fazer o passo a passo e como emitir a nota? Clique aqui e confira ebook do Sebrae que explica.