- Publicidade -
EconomiaPagamentos para emissão de CNH e registro de veículo novos podem ser feitos via PIX

Pagamentos para emissão de CNH e registro de veículo novos podem ser feitos via PIX

Medida faz parte da terceira fase da iniciativa do governo de SP para ampliar a modalidade de pagamento; veja como pagar as taxas via Pix

- Publicidade -

Motoristas do estado de São Paulo agora podem pagar taxas do Detran-SP, como emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e registro de veículos novos, via PIX. O Governo de SP ampliou essa possibilidade de pagamento na última segunda-feira (29), após já ter liberado a modalidade por PIX para débitos como IPVA, multas e licenciamento.

Mais 11 tipos de débitos do Detran-SP estão disponíveis para pagamento por meio desse sistema. Dentre eles, estão as taxas de:

- Publicidade -
  • Emissão da CNH e registro;
  • Realização de exames para emissão de CNH;
  • PID (Permissão Internacional para Dirigir);
  • Registro de veículo novo;
  • Emissão de placa de fabricante;
  • Escolha de caracteres alfanuméricos;
  • Liberação de veículo apreendido;
  • Estadia diária (em pátios).

Como realizar o pagamento de taxas do Detran via PIX

Para realizar a quitação das novas taxas incluídas para pagamento via PIX, assim como dos débitos já liberados, o caminho continua sendo o mesmo. É necessário acessar o portal da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado) e gerar um QR Code.

Veja o passo a passo de como pagar os serviços disponíveis por PIX:

  • Acesse o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento (clique aqui);
  • Efetue o login e selecione o serviço desejado;
  • Para consultar débitos pendentes, preencha os campos com as informações necessárias – Renavam e placa ou, em alguns serviços, CPF/CNPJ – e clique em “Consultar”;
  • Selecione os débitos que deseja pagar e clique em “Pagar via PIX” para a emissão do QR Code;
  • Utilize o aplicativo de seu banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code, ou clique em “Copiar” para utilizar a funcionalidade “PIX Copia e Cola”;
  • Em seu aplicativo financeiro, assegure-se de que o pagamento está direcionado à Secretaria da Fazenda e Planejamento, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90, em conta do Banco do Brasil;
  • Após o pagamento, a mensagem “Pagamento Confirmado!” será exibida na tela do sistema da Sefaz.

O Detran-SP e a Sefaz-SP ressaltam que, a partir da inserção dos dados, o QR Code gerado tem validade de 15 minutos para o pagamento. Também é importante conferir antes de realizar o pagamento se o destinatário do QR Code diverge, e, neste caso, não conclua o pagamento.

Para evitar fraudes, as instituições também informam que não enviam boletos, e-mails ou mensagens via Whatsapp com QR Code para pagamento de suas taxas. A única maneira de realizar o PIX é o interessado entrar no site da Secretaria e gerar o código para o pagamento do débito.

Débitos já liberados via PIX

Na primeira fase da iniciativa do governo de SP, o pagamento via PIX foi liberado apenas para quitação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), em outubro de 2023. Em 3 de janeiro, foi iniciada a segunda fase, com a liberação do pagamento de multas de trânsito, além de taxas de transferência e licenciamento de veículos usados.

- Publicidade -

Segundo a Administração, nas duas fases já liberadas ao cidadão, o serviço está sendo utilizado sem intercorrências. Ao longo dessas etapas, já foram contabilizados mais de 130 mil pagamentos via PIX dessas tarifas, serviços e impostos liberados ao longo.

“A maior vantagem da novidade está na ampliação da rede arrecadadora, que passou a englobar todas as instituições financeiras participantes do PIX, que está na casa de 800”, disse Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento. “É mais facilidade à população”, completou.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.


LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

O que aconteceu com a marca de chocolates Pan?

Flipside: Instagram testa recurso para criar perfil alternativo

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -