Se você tem dinheiro para receber do “Valores a Receber” do Banco Central saiba que é preciso ter conta nível prata e ouro no Gov.br para acessar o site. De acordo com o governo, a plataforma tem níveis diferentes seguindo a quantidade de segurança necessária para usar os serviços federais no formato digital.
Conta Bronze
A assinatura simples pode ser utilizada para transações dentro das plataformas do governo que não envolvam informações protegidas por grau de sigilo. Permite acesso a solicitação de agendamentos ou atendimentos; solicitação de acesso a portal do governo; envio de documentos digitais em geral; requerimento de benefícios assistenciais, trabalhistas ou previdenciários diretamente pelo interessado.
LEIA TAMBÉM
Cursos gratuitos: PUC abre 400 vagas para pessoas com mais de 60 anos
Mulher é presa com 22 kg de drogas e 50 litros de lança-perfume em Americana
Conta Prata
A assinatura prata utiliza o certificado digital, com o processo de emissão via Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), e pode ser usada em todas as transações e documentos com o Poder público.
Como conseguir nível prata no Gov.br usando o aplicativo?
Passo 1: faça o cadastro cadastro dentro do aplicativo Gov.br (App Store ou Google Play)
Passo 2: para aumentar o nível, clique em “aumentar nível da conta”
Passo 3: faça o reconhecimento facial pelo app para conferência da sua foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Passo 4: valide seus dados via internet banking de um banco credenciado
Conta Ouro
O nível ouro é aceito nos processos e transações com entes públicos quando envolvem informações protegidas por grau de sigilo e registro de atos nas juntas comerciais, como registro ou transferência de propriedade de empresas, marcas ou patentes; celebração de contratos; envio de documentos digitais ou de pedidos de recurso em procedimentos administrativos ou de fiscalização.
Como conseguir nível ouro no Gov.br?
Passo 1: acesse a sua conta no app Gov.Br (App Store ou Google Play)
Passo 2: clique em “Aumentar nível da conta”
Passo 3: faça o reconhecimento facial para a conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral
Como criar a conta Gov.br?
Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro com CPF pode fazer o cadastro dentro da plataforma Gov.br. Para criar a conta, é preciso baixar o aplicativo (App Store ou Google Play) e seguir os passos, começando pelo “criar conta”. Com o cadastro, o cidadão consegue ter acesso a diversos serviços digitais do governo como INSS, carteira de trabalho digital e o seguro desemprego.
Como consultar valores a receber?
O único site onde será possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Como solicitar o resgate de valores a receber?
Após fazer a consulta e verificar que há valores a receber, será necessário clicará no botão ‘Acessar o SVR’. Se não tiver fila de espera, o consumidor será transferido para a página de login da Conta gov.br.
Para acessar seus valores (pessoa física) ou de pessoas falecidas, sua Conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro.
Para acessar valores de pessoa jurídica, sua Conta gov.br precisa ter o CNPJ a ela vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador).
O consumidor terá 30 minutos dentro do sistema. Segundo O BC, esse tempo é suficiente para fazer tudo que precisa.
A solicitação do resgate é feita dentro do próprio sistema do Valores a Receber. Neste caso será necessário:
– selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais; e guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
Segundo o Banco Central, mesmo que o consumidor tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada.
Além disso, a instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Esse é um procedimento para sua segurança e da instituição. Entretanto, nunca forneça senhas a ninguém.
LEIA MAIS
Confira as novas chamadas da Fuvest, UFSCar e Unicamp