Imagine você viajar em um ônibus que passa por um dos cemitérios mais clássicos de Campinas, o da Saudade, à noite, onde o guia da viagem está fantasiado de fantasma e o trajeto passa por vários pontos mal-assombrados e trágicos da história da metrópole? Teria coragem? Nesta sexta-feira (30), quem gosta de aventura poderá embarcar no “Ônibus Fantasma”. O passeio tem início às 20h e os ingressos são limitados (saiba mais abaixo).
Baseado no livro do pesquisador e escritor Thiago de Souza, “Assombrações de Campinas”, os participantes serão levados, durante 90 minutos, a conhecer lendas urbanas que marcaram a história da cidade, sem paradas ou visitas internas. O anfitrião do tour será o fantasma “Lord Jorge”.
O passeio possui como ponto de partida o Ibis Hotel, localizado na Avenida Aquidabã, 440, no Centro de Campinas.
Como participar do passeio no ônibus fantasma?
Para os interessados em participar do passeio no ônibus fantasma, os ingressos custam R$ 50 e devem ser reservados via WhatsApp, pelo número (19) 99772-8770. Os bilhetes são limitados. O passeio é permitido para crianças pequenas, mas a organização avisa que haverá ‘momentos de terror’.
Quais lugares e lendas serão contempladas durante o passeio?
Segundo a organização do evento, o roteiro passa por seis locais ‘assustadores’. Confira:
1- Cine Rink
Inaugurado em 1878 como sala de espetáculos, o Cine Rink começou a promover sessões regulares de cinema em 1901. Em 1951, o Rink protagonizou uma das maiores tragédias da cidade, desabando durante uma matinê, em 16 de setembro, causando 25 mortes e deixando cerca de 400 feridos.
2- Menino Diabo
Em um cruzamento da Avenida Francisco Glicério, ainda quando esta era conhecida como Rua do Rosário, uma família rica de Campinas teve um filho. Segundo os contos da época, o fazendeiro e sua esposa, pais da criança, notaram duas protuberâncias nas extremidades superiores da cabeça do menino.
Com o passar do tempo, as saliências se transformaram em chifres. O menino nunca saía de casa e as únicas aparições foram vistas através da fresta da janela do casarão. Ele era muito pálido e usava um turbante para esconder os chifres.
Com medo, os funcionários da casa foram deixando de trabalhar no local. As pessoas se benziam ao passar pela casa. Até que um dia, a família do Menino Diabo desapareceu da casa, que ficou vazia até ser demolida.
3- Monumento de Carlos Gomes
Nascido em Campinas em 1836, o maestro Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarani”, foi considerado o maior compositor de ópera das Américas. No entanto, os primeiros reconhecimentos só surgiram quando deixou a cidade. Ele conheceu o imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, e teve os estudos financiados no Conservatório de Milão, na Itália.
Aos 60 anos, o maestro sucumbiu a um câncer de língua e morreu em 1896, quando estava em Belém (PA). O corpo foi exumado, trazido para Campinas e colocado no jazigo de uma família tradicional no Cemitério da Saudade. Acredita-se que foi a partir disso que as aparições começaram e os relatos o descreviam como um fantasma muito mal-humorado.
As aparições diminuíram após a construção do monumento-túmulo em sua homenagem, em 1905, localizado na Praça Bento Quirino, o que reforça a hipótese de que o fantasma não curtiu o primeiro local de sepultamento.
4- Maria Jandira dos Santos (Rua Visconde do Rio Branco)
Maria Jandira nasceu em 1911 e foi uma mulher contrária às exigências sociais da época. De família conservadora, a moça acabou sendo expulsa de casa e passou a morar em uma zona de prostituição.
No local, ela conheceu um homem chamado Carlos e se apaixonou por ele. Eles, então, combinaram de fugir de Campinas para casar e viver longe dos julgamentos alheios. Maria Jandira juntou as economias e comprou passagens, mala e vestido de noiva.
No entanto, no dia da fuga, Carlos não apareceu. Ao voltar para a pensão, ela vestiu o traje de noiva, deitou em sua cama e ateou fogo no próprio corpo. Em 1934, Jandira foi sepultada no Cemitério da Saudade.
Nos relatos de aparições, os funcionários do cemitério se depararam com o fantasma da moça procurando pelo homem que a havia abandonado. Maria Jandira ficou lembrada como milagreira, que ajuda pessoas em dificuldades de relacionamento.
5- Cemitério da Saudade
Durante o passeio pelo Cemitério da Saudade, diversas lendas urbanas serão contadas, entre elas a do fantasma da quadra 72. De acordo com a lenda, uma mulher que foi vítima de feminicídio está enterrada nesse local. Certo dia, um casal precisou limpar essa quadra à noite e, ao chegarem lá, avistaram o espírito da moça flutuando sobre os jazigos.
6- Capela Santa Cruz do Fundão
Prédio tombado que foi construído em homenagem a um escravo que se enforcou em uma goiabeira no terreno do local.
Serviço
Ônibus Fantasma em Campinas
Quando: sexta-feira (30)
Horário: 20h
Ponto de encontro: Ibis Hotel, Av. Aquidabã, 440 – Centro, Campinas
Ingressos: reserva via WhatsApp, pelo número (19) 99772-8770
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Polícia investiga casos de agressão contra alunos autistas em escolas municipais da região