Em gesto de luto pela morte do astrônomo Nelson Travnik, o Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” não terá atividades nesta sexta-feira (8). O fechamento altera a programação do evento “As Estrelas da Nossa Bandeira”, marcado para acontecer hoje e no próximo domingo (10) (veja mais abaixo).
“Nesta sexta-feira não teremos atividades em respeito ao falecimento do astrônomo Nelson Travnik, que dedicou-se por muitos ano ao observatório. Agradecemos a compreensão de todos!”, alega o comunicado divulgado hoje.
Quem foi Nelson Travnik
Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Nelson Travnik vivia em Campinas e faleceu nesta quinta-feira (7). Ele estava internado em um hospital particular do município. A cerimônia de despedida ocorre nesta sexta, das 13h às 16h.
A trajetória de Travnik em Campinas começou em 1977, quando aceitou o convite para trabalhar na equipe do observatório. Depois disso, se envolveu na fundação dos observatórios de Americana, em 1986, e Piracicaba, em 1992.
O astrônomo participou do Programa Lion, que integrava as operações da Missão Apollo 11 e tinha como função o monitoramento da superfície lunar antes do pouso de Neil Armstrong (LEIA A NOTÍCIA NESTE LINK).
LEIA TAMBÉM
Estação Cultura terá feira de samba com gastronomia e música neste domingo
Rua do Cambuí tem mais um bloqueio nesta sexta; confira até que horas
O evento
Na divulgação do evento “As Estrelas da Nossa Bandeira”, o astrônomo Júlio Lobo detalhou o projeto. “Vamos mostrar ao anoitecer as principais estrelas que figuram em nossa Bandeira. Mostrando sua posição, nome, características e particularidades”, argumenta Lobo, que é o contador das histórias celestes.
Os organizadores recomendam que quem for ao evento neste domingo leve agasalho, já que o local é serrano e frio. Com tempo nublado, chuvoso (condições climáticas desfavoráveis), o Observatório não abre para visitação e observação ao telescópio. O espaço informa ainda aos interessados que só aceita pagamento em dinheiro e que não são aceitos cartões e nem Pix nas bilheterias.
Serviço
“As Estrelas da nossa Bandeira”
Dias: 8 de setembro (sexta-feira)
10 de setembro (domingo)
Horário:
Sexta-feira: das 18h às 21h (com bilheteria fechando às 20h30)
Domingo: das 17h00 às 21h00 (com bilheteria fechando às 20h30)
Ingressos:
R$ 10,00 inteira
R$ 5,00 meia (estudantes com identificação)
Pagamento somente em dinheiro (Não são aceitos nem cartões e nem Pix).
LEIA MAIS
Governo federal reconhece estado de calamidade no Rio Grande do Sul