A Prefeitura de Campinas será obrigada a permitir a instalação de banheiros públicos nos pontos finais dos ônibus para o uso dos motoristas dos coletivos. Isso pelo menos é o que os vereadores aprovaram hoje (20) – em definitivo – durante a sessão da Câmara Municipal. A proposta, entretanto, terá que passar agora pela aprovação do prefeito Dário Saadi (Republicanos) para efetivamente virar lei.
Ainda de acordo com o projeto, além dos banheiros, essas áreas terão espaços para que os condutores possam se alimentar e descansar. Hoje, os trabalhadores precisam pedir a comerciantes para poder usar o sanitário, por exemplo.
Segundo a proposta, a responsabilidade pela construção e manutenção dos espaços será das empresas de ônibus. A votação ocorreu com presença maciça de motoristas e fiscais do transporte público, que lotaram a galeria da Câmara.
“Já tivemos caso registrado de um condutor que precisou sair do ônibus para ir a um banheiro no comércio, longe do ponto final, tendo que deixar o ônibus sozinho. Ocorre que enquanto ele atendia às necessidades fisiológicas, o ônibus perdeu o freio, desceu a rua e acabou vitimando uma pessoa”, afirmou o vereador Eduardo Magoga (Podemos), autor da proposta.
A projeto foi co-assinado por Carlinhos Camelô (PSB), Cecílio Santos (PT), Luiz Cirilo (sem partido), Luiz Rossini (PV) e Paulo Bufalo (PSOL).
Mas, onde esses banheiros serão construídos?
Eles poderão ser instalados em logradouros públicos – como calçadas, canteiros, recuos, áreas remanescentes, praças e jardins. Mas, os concessionários terão de apresentar os projetos das instalações para aprovação do Poder Executivo.
Magoga acrescenta que assegurar um local para alimentação, descanso e principalmente banheiros é uma questão de justiça. “Não é adequado que os motoristas e fiscais tenham que se afastar dos pontos em busca de lugar para poder comer, descansar e principalmente pedir favor para usar banheiro de bar, por exemplo“.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
São José é o Santo protetor do que?
MPF quer responsabilizar Ustra, Fleury e mais 40 por atos na ditadura