- Publicidade -
PolíticaCampinas pode ter lei que autoriza doação de sobras de remédios; entenda

Campinas pode ter lei que autoriza doação de sobras de remédios; entenda

Projeto que será votado na Câmara de Campinas define que medicamentos passem por uma triagem antes de chegar à população

- Publicidade -

A Câmara de Campinas vota de forma definitiva na sessão da noite desta segunda-feira (28) o PL (projeto de lei) que permite a doação de sobras de remédios a moradores de baixa renda e idosos. A proposta cria um dispositivo adicional à Lei do Programa de Incentivo à Doação de Remédios e Medicamentos e define algumas regras antes do repasse – veja mais abaixo.

- Publicidade -

O texto estipula que as sobras dos medicamentos podem ser realizadas pela população e só poderão ser distribuídas a pessoas de baixa renda e idosos após passar pela triagem e a análise de profissionais da área. Além disso, pontua que os remédios vencidos devem ser entregues às autoridades e que os medicamentos líquidos violados devem ser encaminhados para incineração.

Objetivo e critérios

Se aprovada em segunda votação, a proposta do vereador Jair da Farmácia (Solidariedade) precisa ser sancionada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) para se tornar lei. “A ideia é possibilitar uma ampliação das doações e ajudar as pessoas que não dispõem de recursos para comprar remédios”, define Jair.

Inicialmente, o PL estabelecia as unidades de saúde como postos de recolhimento e distribuição das sobras. Porém, uma emenda do próprio autor retirou a definição. Com isso, caberá ao Executivo determinar onde as doações serão recolhidas e redistribuídas e quem fará as análises. A proposta especifica os critérios que definem quais as pessoas poderiam receber as doações.

Outra votação

Os vereadores de Campinas também votam em primeira análise o texto de autoria do vereador Filipe Marchesi (PSB) que altera a lei em vigor no município que proíbe a utilização de celulares em bancos. O projeto de lei estabelece que fica autorizado o uso quando o acesso aos serviços oferecidos pelos bancos dependa da utilização de telefone celular ou equipamento similar.

A sessão

A 49ª Reunião Ordinária de 2023 será aberta às 18h no Plenário do Legislativo, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, bairro Ponte Preta. As discussões podem ser conferidas pela TV Câmara Campinas, com retransmissão pelas páginas da Casa e da TV no Facebook, no Youtube e no site.

- Publicidade -
- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -