A EPTV promoveu na noite deste domingo (25) um debate ao vivo, reunindo os candidatos ao Senado, por São Paulo. O encontro começou às 23h25, após o Fantástico, e se encerrou por volta de 1h40 desta segunda-feira (26). O debate reuniu os candidatos Aldo Rebelo (PDT), Edson Aparecido (MDB), Janaina Paschoal (PRTB) e Ricardo Mellão (Novo). Os candidatos Marcos Pontes (PL) e Márcio França (PSB) não compareceram.
O debate foi promovido foi EPTV e transmitido nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Piracicaba. A TV Fronteira, também filiada a Rede Globo na região de Presidente Prudente, também transmitiu o encontro. O confronto de ideias reuniu temas como segurança, saúde, esporte, educação, emprego e impostos. O encontro ocorreu na sede da emissora, em Campinas. O debate pode ser conferido aqui.
LEIA MAIS
Eleições 2022: veja o resultado da nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira
Confira o site de eleições do acidade on
CONVIDADOS
Segundo a EPTV, foram convidados os cinco candidatos cujo partido ou coligação possui o número mínimo de parlamentares exigidos pela legislação eleitoral. Além deles, a candidata Janaina Paschoal (PRTB) foi convidada por aparecer em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Marcos Pontes (PL) e Márcio França (PSB), que cumprem o critério legal, haviam confirmado presença, mas informaram no sábado (24) que não participariam. Pontes alegou conflito de agenda e França não explicou a ausência.
ENCONTRO IMPORTANTE
Entrevistados após o debate, os candidatos participantes afirmaram que o encontro foi importante para que a população conheça as ideias e saiba melhor sobre o papel do senador.
“É interessante. As pessoas pensam em presidente, governador, pensam nos deputados, e muitos nem sabem que têm que eleger um senador, não sabe qual é o papel de um senado. Então a realização desse debate é muito importante até do ponto de vista pedagógico para a população. E é mais importante ainda por possibilitar que as pessoas conheçam as ideias dos candidatos”, afirmou Janaína Paschoal, candidata ao Senado pelo PRTB.
“É um momento extremamente importante para a gente expor nossas propostas, para muitos de nós nos tornarmos conhecidos da população que acabam vendo a gente por um tempo muito curto na TV. Eu só tenho 10 segundos, por exemplo, e para as pessoas saberem a minha história. Eu entendo que o Brasil já está cheio, São Paulo também está cansada de discurso político que fala e não faz. Então esse foi um debate importante para mostrar nossa história, nossa luta”, disse Ricardo Mellão, candidato ao Senado pelo NOVO.
Já o candidato do PDT, Aldo Rebelo, indicou a importância do cargo para a política e a democracia.
“O Senado é muito importante para o país, o senador indica o Ministro do Supremo, indica o embaixador que vai representar o Brasil, indica membros de todas essas agências, discute o papel do Supremo, então é importante que a população de São Paulo conheça o pensamento de quem é candidato ao Senado”, afirmou.
O candidato do MDB, Edson Aparecido, avaliou como fundamental o encontro para que a população conheça cada um dos postulantes.
“Foi um debate fundamental para que as pessoas possam nesse momento de decisão exatamente saber as propostas, a história de cada um dos candidatos, o que cada um apresenta para um papel, um cargo extremamente importante. O Senador de São Paulo tem o papel de defender o estado, vai discutir matérias extremamente importantes na próxima legislatura. O cargo é muito relevante”, finalizou.
LEIA TAMBÉM
Mês de julho registra forte recuperação no número de viagens