O ex-ministro e candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) disse, após participar da 74ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Brasília, que a estagnação nas pesquisas de intenção de voto não interfere em sua campanha, e que seu desempenho deve melhorar com início da campanha na TV em agosto.
“A campanha não começou, a campanha vai começar quando a gente tiver a oportunidade de entrar nos lares brasileiros que não tem tablet, não tem internet, não tem jornal (). Daqui a pouco ele vai começar ver na TV. É a hora da campanha. Então eu não espero nenhum cavalo de pau, mas eu tenho absoluta segurança que a gente começará a ter 70% do eleitorado induzidos pelas pesquisas, pelos editoriais, pelos analistas, etc”, disse a jornalistas.
Na última pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28), o presidenciável se manteve estacionado no terceiro lugar com 8%, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 47%, e do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocupado o segundo lugar com 29% das intenções de voto (veja mais abaixo).
Na avaliação de Ciro, menos de 30% do eleitorado tem participado das pesquisas até aqui, e quando as campanhas estiverem na TV, ele poderá mostrar para as pessoas que irá “libertar o Brasil do Bolsonaro já no primeiro turno”. “Depois você tem o seguinte, eu sou um profissional muito experiente. Quando você vai olhar esse camarada induzindo a responder ali coisa ruim, você tem 43% que estão dizendo que votam no Lula apesar da corrupção e acham que ele é o cara que vai libertar o Brasil do Bolsonaro”, completou.
A SBPC convidou os três candidatos que lideram as pesquisas de intenções de voto na corrida presidencial. Na quinta (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do evento. Bolsonaro não participou e justificou a ausência, de acordo com organizadores por “compromissos preestabelecidos em sua extensa agenda”.
LEIA MAIS
Varíola dos macacos: Ministério da Saúde confirma 1ª morte no Brasil
MP libera crédito de R$ 10,9 bi para auxílio a caminhoneiros e taxistas
Michelle ‘todo dia pede R$ 5 mil’, diz presidente Bolsonaro
A PESQUISA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 18 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta
O petista está com 47% das intenções de voto. O chefe do Executivo aparece com 29% e oscilou um ponto para cima em comparação com o último levantamento.
Essa é a primeira amostra realizada após as convenções nacionais das siglas, que podem ocorrer até o dia 5 de agosto. Seis candidatos à Presidência já tiveram o nome homologado. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto.
O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar, com os mesmos 8% da última pesquisa, e é seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%; André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU) estão com 1%.
Votos brancos e nulos totalizam 6%. Luciano Bivar (União Brasil), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).
LEIA TAMBÉM
Entenda as diferenças: Autônomo, Profissional Liberal e MEI