- Publicidade -
PolíticaEleiçõesDário Saadi é reeleito em primeiro turno nas eleições municipais 2024

Dário Saadi é reeleito em primeiro turno nas eleições municipais 2024

Eleição já está matematicamente definida em Campinas e atual prefeito vai governar por mais quatro anos

- Publicidade -

Dário Saadi vai governar a cidade de Campinas por mais quatro anos. Com 89,09% das seções totalizadas, em atualização às 19h33, a eleição já está matematicamente definida e o candidato do Republicanos está reeleito em primeiro turno nas eleições municipais 2024. O prefeito ficou à frente na disputa desde o início da contagem de votos, não perdendo a liderança em nenhum momento ao longo da apuração.

Até o momento desta publicação, o atual prefeito tem 66,43% dos votos, totalizando 319.479. Pedro Tourinho (PT), aparece em segundo lugar, com 23,36% (112.337 votos). 

Em seguida, Rafa Zimbaldi (Cidadania), com 8,18% (39.356 votos) e Wilson Matos (Novo), com 1,84% (8.854 votos). 

Por fim, Angelina Dias (PCO), que teve a candidatura anulada sub judice, tem 898 votos, ou seja, 0,19%.

Dário Saadi ainda enfrenta cassação da candidatura

Mesmo reeleito, Dário Saadi ainda enfrenta o processo de cassação do registro de sua candidatura à Prefeitura de Campinas. A ação em primeira instância pela Justiça Eleitoral, ocorre por abuso de poder político durante a campanha à reeleição.

A decisão foi baseada em denúncia que afirma que Dário teria gravado vídeos de campanha eleitoral em áreas restritas de unidades da Prefeitura: uma creche municipal, um consultório odontológico municipal, o Hospital Ouro Verde e a UPA Padre Anchieta. A sentença, publicada no dia 19 de setembro, acolheu os argumentos da Coligação Mudança de Verdade (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede) e do Ministério Público Eleitoral.

A cassação em primeiro instância não implica em efeitos imediatos. Saadi já recorreu da decisão e, durante o período de tramitação do recurso, mantém sua elegibilidade até que todas as instâncias sejam esgotadas e uma decisão final seja tomada, conforme explicou a especialista em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral, Natália Rubinelli, ao acidade on.

- Publicidade -

A especialista também explica que, se a sentença for mantida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a inelegibilidade e a cassação do registro prevalecem, resultando em perda de mandato e convocação de novas eleições ou posse do segundo colocado, dependendo das circunstâncias.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Eleições de 2024: onde votar em Piracicaba? Descubra sua zona eleitoral

Eleições: mais de 314 mil eleitores vão às urnas hoje em Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -