- Publicidade -
PolíticaEleiçõesDebate da EPTV com candidatos de Piracicaba é marcado por escassez hídrica e ataques; veja como foi

Debate da EPTV com candidatos de Piracicaba é marcado por escassez hídrica e ataques; veja como foi

Encontro realizado pela EPTV foi transmitido de forma simultânea pelo acidade on na noite deste sábado (28)

- Publicidade -

O acidade on transmitiu de forma simultânea, na noite deste sábado (28), o debate da EPTV com candidatos à Prefeitura de Piracicaba. Nas eleições municipais de 2024, o município tem oito candidatos ao Executivo e participaram os sete pleiteantes de partidos com representatividade legal, por terem, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso Nacional.  

Participaram do encontro Alex Madureira (PL), Barjas Negri (PSDB), Edvaldo Brito (Avante), Helinho Zanatta (PSD), Luciano Almeida (PP), Paulo Campos (Podemos) e Professora Bebel (PT).  

O principal tema abordado durante o encontro foi a questão da escassez hídrica no município de Piracicaba, que enfrenta o período mais seco dos últimos seis anos, considerando o intervalo de janeiro a agosto de 2024. A questão da habitação nas periferias da cidade foi outra que dominou as discussões entre os candidatos.   

Também houve diversos ataques às antigas gestões do candidato Barjas Negri, que foi prefeito da cidade por três mandatos, assim como a do atual prefeito Luciano Almeida.  

Outro destaque do debate com os candidatos à Prefeitura de Piracicaba foram os pedidos de direito de resposta, em que houve pelo menos cinco deles, sendo apenas dois concedidos. O caso da maior mortandade de peixes do rio Piracicaba, que aconteceu em julho deste ano e matou cerca de 253 mil peixes em um trecho de aproximadamente 70 quilômetros, não foi mencionado nenhuma vez pelos candidatos.   

Quais foram as regras do debate de Piracicaba?  

O debate de Piracicaba foi dividido em quatro blocos. As regras do embate, protocoladas na Justiça Eleitoral, foram definidas em reunião com representantes das candidaturas na sede da emissora. A ordem em que os candidatos fizeram as perguntas também foi sorteada em reunião prévia.  

O encontro entre os candidatos contou com quatro blocos:  

- Publicidade -
  • 1º bloco tema livre – candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;  
  • 2º bloco tema único – candidato pergunta para candidato com tema definido em sorteio;  
  • 3º bloco tema livre – candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;  
  • 4º bloco – candidato pergunta para candidato com tema definido em sorteio.

Ao final do 4º bloco, os concorrentes tiveram, ainda, dois minutos para as considerações finais.  

Nos blocos de tema determinado, foram sorteados temas entre 10 opções: saúde, educação, emprego e renda, mobilidade, habitação, segurança pública, lazer e cultura, sustentabilidade, saneamento básico e infraestrutura.  

Nos blocos livre e temático a divisão do tempo ficou da seguinte forma:  

  • Pergunta: 30 segundos  
  • Resposta: 1 minuto e 30 segundos  
  • Réplica: 1 minuto  
  • Tréplica: 1 minuto  

Principais temas abordados  

Escassez hídrica e habitação  

A questão da escassez hídrica dominou o debate entre os candidatos à Prefeitura de Piracicaba, sendo mencionada pelo menos uma vez em todos os quatro blocos. A cidade registrou 516,9 milímetros de chuva de janeiro a agosto de 2024, o que significa apenas 44% do volume registrado no mesmo período de 2023, quando choveu no município 1.177,2 mm, segundo dados do pluviômetro da Defesa Civil. Em seis anos, esse é o mais seco no período analisado.  

Apesar de muito mencionado, poucas foram as vezes em que o tema foi aprofundado em relação a medidas e iniciativas a serem aplicadas pelos candidatos, caso eleitos. Em sua maior parte, a situação de escassez que a cidade enfrenta foi muito associada pelos demais pleiteantes a problemas da gestão atual, de Luciano Almeida, envolvendo o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), e da anterior, do atual candidato e ex-prefeito Barjas Negri.   

O tema da habitação nas áreas periféricas também foi citado diversas vezes. Edvaldo Brito, Professora Bebel, Paulo Campos e Barjas Negri mencionaram o assunto, envolvendo questões como regularização e urbanização de comunidades.   

Ataques e direitos de resposta  

Outro fator de destaque no debate de Piracicaba foram os ataques entre candidatos. As “trocas de farpas” renderam até apelidos. Edvaldo Brito chamou Barjas Negri de “tucano pinóquio”, enquanto Alex Madureira se referiu à Helinho Zanatta como “enrolando Lero”.  

Barjas Negri foi um dos principais mencionados durante os quatro blocos, com críticas diretas às suas gestões sendo mais frequentes do que comentários sobre o atual prefeito em exercício. Em determinado momento, o candidato do PSDB afirmou que não aturaria acusações que competem à atual Administração. O ex-prefeito e o atual chegaram, inclusive, a discutir sobre a responsabilidade de problemas do município em diversos momentos.   

Diante dos ataques, dois direitos de resposta foram concedidos: para Helinho Zanatta e Barjas Negri, por acusações de persecução penal e corrupção, respectivamente.   

Sobre o Grupo EP  

O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.  

As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.  

O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país, segundo IPC Maps 2020. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Guarda flagra descarte irregular de resíduos em ribeirão de Rio das Pedras

Polícia apreende duas toneladas de maconha que seriam distribuídas em Nova Odessa

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -