As eleições municipais deste ano acontecem no próximo domingo, 6 de outubro. Neste dia, os eleitores terão a oportunidade de escolher o próximo prefeito e os vereadores que irão compor o Poder Legislativo para o próximo mandato. Mas, diante de centenas de candidatos e uma avalanche de informações, como tomar a decisão certa sobre em quem votar?
A ferramenta “Mach Eleitoral”, que funciona como um aplicativo de relacionamentos, promete facilitar a escolha de candidato a vereador. A plataforma cruza as respostas dos eleitores com o posicionamento político dos candidatos ao Legislativo municipal, ajudando a identificar aqueles que mais se alinham às prioridades de cada eleitor – clique aqui para acessar.
Como funciona o Match Eleitoral?
Ao iniciar o teste, a ferramenta solicita que o eleitor selecione de três a cinco pautas que mais o representam, como “agricultura e desenvolvimento social”, “direitos das mulheres” e “proteção da família”, entre outras opções. Além disso, é possível filtrar as candidaturas por gênero e por envolvimento em movimentos ou grupos de formação política.
Após o preenchimento, o Match Eleitoral exibe uma lista de candidatos cujas prioridades coincidem com os temas escolhidos pelo eleitor. Caso o votante deseje explorar outras opções, a ferramenta também permite visualizar candidaturas com pautas diferentes ou perfis que não se alinham totalmente às preferências iniciais, oferecendo uma visão mais ampla do cenário eleitoral local.
Quiz político e Match Partidário
Além de ajudar na escolha de candidatos a vereador, o Match eleitoral também oferece “Quiz Político” e “Match Partidário”.
No Quiz Político, o eleitor pode testar seus conhecimentos sobre a organização da política brasileira, entendendo melhor o que faz um vereador, quantos secretários tem o prefeito da sua cidade e quanto tempo dura uma legislatura, por exemplo.
Já o Match Partidário mostra quais partidos políticos mais combinam com as ideias dos eleitores.
Vereadores em Campinas
Em Campinas, 621 candidatos a vereador disputam as 33 cadeiras na Casa de Leis nas Eleições Municipais 2024. O número representa uma concorrência de 18,81 candidatos por vaga.
O número mostra uma queda de 33,44% na quantidade de candidatos a vereador em comparação às últimas eleições municipais, em 2020. Na ocasião, a metrópole teve 933 pretendentes ao cargo na Câmara. Os dados são do painel do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Essa diminuição pode ser explicada por uma mudança no Código Eleitoral e na Lei das Eleições, que reduziu o limite de candidaturas que um partido político poderá registrar. No caso da Câmara de Vereadores, o número de registros de candidaturas será igual a 100% +1 das vagas a preencher na Casa de Leis da cidade — antes o limite era de 150% a 200% das vagas em determinados casos.
Dessa forma, cada legenda pôde registrar 34 candidatos ao cargo em Campinas neste ano.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Vazamento de gás durante obras assusta moradores em Piracicaba
Carro capota e fica com as rodas para cima após batida em Piracicaba