- Publicidade -
saudeCâncer de Cólon: conheça a doença que causou a morte de Pelé

Câncer de Cólon: conheça a doença que causou a morte de Pelé

Pelé morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (29) vítima do câncer de cólon e ele já não estava mais reagindo à quimioterapia e estava sob cuidados paliativos 

- Publicidade -
Pelé morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (29) (Foto: Ricardo Stuckert/CBF)
Pelé morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (29) (Foto: Ricardo Stuckert/CBF)

Pelé, conhecido por todo o mundo como o rei do futebol, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo, vítima do câncer de cólon que vinha enfrentando ao longo dos últimos tempos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.    

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Lei que regulamenta prática da telessaúde no país é sancionada

Pesquisa de Campinas mostra que escovas de dente podem ser contaminadas por bactérias; veja cuidados

 

TRATAMENTO

- Publicidade -

Apesar de ser um câncer, quando diagnosticado precoce, é possível ser curado, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso, segundo o site do ministério.

PREVENÇÃO  

Para prevenir a doença, o Ministério da Saúde, recomenda manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino.

Além disso deve-se evitar o consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, bacon, entre outros) e consumir pouco de carnes vermelhas, recomendando até 500 gramas de carne cozida por semana. Não fumar e não se expor ao tabagismo.

INTERNAÇÃO

Desde o dia 29 de novembro, Pelé estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista para o tratamento contra a doença. No último dia 14, os médicos identificaram metástases no intestino, no pulmão e no fígado do rei do futebol e ele estava em cuidados paliativos, já que não estava mais reagindo a quimioterapia. A medida era apenas para aliviar a dor e a faltar de ar do rei.

Pelé estava fazendo o tratamento com quimioterapia desde setembro do ano passado, quando teve de ser submetido a uma operação para a retirada de um câncer de intestino. 

LEIA MAIS

Saúde deve liberar vacinação de crianças até 4 anos

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -