- Publicidade -
saudeEndometriose: região de Campinas tem aumento de 38,8% de casos graves da doença

Endometriose: região de Campinas tem aumento de 38,8% de casos graves da doença

De acordo com a secretaria estadual de Saúde, houve um aumento de internação de 39% comparando o período de janeiro a agosto deste ano em relação a 2021 

- Publicidade -
Região de Campinas tem aumento de 38,8% de casos graves de endometriose (Reprodução/ EPTV Campinas)
Região de Campinas tem aumento de 38,8% de casos graves de endometriose (Reprodução/ EPTV Campinas)

 Os casos graves de internação por endometriose tiveram alta de 38,8% na região de Campinas entre os meses de janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. 
Em 2021, foram 139 registros de internação da doença. Já no mesmo período desse ano foram registrados 193 casos graves de internação. Devido ao crescimento a Secretaria Estadual de Saúde fez um alerta para as mulheres buscarem atendimento em unidades de saúde.

CASOS

A digital influencer Ana Cibele Moreira disse que sofre desde os 18 anos com a endometriose. Ela sentia cólicas fortes e tinha sangramentos intensos. Por causa da gravidade da doença, ela teve que entrar na menopausa ainda muito jovem.

De acordo com a ginecologista Mônica de Oliveira Jorge, não é normal ter esses sintomas com grau de intensidade elevado ao ponto de irem para o hospital.  A médica afirmou que é preciso fazer uma investigação. “Em muitos casos a doença tem um diagnóstico tardio, e o tratamento fica mais difícil. Até com comprometimento de outros órgãos, mas que tem cura, mas a paciente teria que ficar a vida toda sem menstruar”.

Em julho deste ano a cantora Anitta usou as suas redes sociais para revelar que tem endometriose. O que chamou a atenção no relato dela foi a demora até chegar ao diagnóstico correto: nove anos de dores fortes, sem que se soubesse a causa.

 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS

Tesouro Direto: tire as dúvidas e entenda como funciona

Suboficial da Aeronáutica morre baleado em estrada de Campinas

 

 

O QUE É A ENDOMETRIOSE

A doença é provocada por um sangramento interno que tem como causa a inflamação do endométrio, mucosa que reveste o útero. A endometriose ocorre quando as células dessa mucosa aparecem em outros pontos, principalmente no ovário, mas pode atingir o lado de fora do útero, como intestino, rins, podendo chegar até o pulmão. Ao invés dos resíduos saírem na menstruação, eles acabam ficando na parte interna da barriga.

A médica ainda relata que é preciso fazer outros exames além de ultrassons. 

“Só ele não identifica se uma mulher tem o diagnóstico de endometriose. É necessário fazer exames mais específicos como ultrassons transvaginais e ressonância magnética da pelve”, explicou.

Os sintomas mais comuns são cólicas intensas e sangramento exagerado no período menstrual. A doença também pode causar infertilidade feminina. A endometriose também tem um fator genético envolvido, acometendo mulheres com imunidade baixa.

 

 

LEIA TAMBÉM

Reta final da gravidez: tudo o que você pode ou não fazer

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -