A cidade de Campinas está com baixa adesão de vacinação contra a poliomielite – todas as regiões estão abaixo da meta, mas alguns bairros registram uma situação mais crítica. Levantamento da EPTV Campinas mapeou os números das regiões. Bairros como Bonfim, Botafogo, Boa Vista e Chapadão possuem as piores coberturas de vacinação contra a doença da cidade – veja dados abaixo.
A situação em Campinas é considerada grave pela Prefeitura de Campinas, que ontem (9) lançou uma nova Campanha de Mobilização contra a pólio. Isso porquê o Ministério da Saúde considera que Campinas tem “alto risco” de registrar o retorno da paralisia infantil devido ao fluxo de refugiados e de passageiros estrangeiros no Aeroporto Internacional de Viracopos.
Também conhecida como poliomielite, a doença foi notificada no Brasil pela última vez em 1989. O temor das autoridades, porém, é que o país volte a ter casos, já que a imunização atualmente é considerada insuficiente. O ideal é que o índice passe de 95%, mas Campinas, por exemplo, tem hoje 63% de cobertura.
COBERTURA POR BAIRROS
O levantamento feito pela EPTV nas regiões de Campinas revelou que a pior cobertura contra a poliomielite está localizada na região dos bairros do Bonfim, Botafogo, Boa Vista e Chapadão, que ficam na região norte da cidade. Eles têm somente 57% de crianças vacinadas contra a doença.
Logo em seguida, com apenas 58% de cobertura vacinal das crianças contra a pólio, vem os bairros como Gargantilha, Recanto dos Dourados, Sousas, Jardim Miriam, Joaquim Egidio. Já os bairros São Bernardo, Jardim do Lago, Jardim Fernanda e Jardim Icaraí apresentam 64% das crianças vacinadas.
A cobertura vacinal dos bairros Santa Lúcia, Jardim Maria Rosa, Jardim Capivari, Jardim Campos Elísios apresenta 66% de crianças vacinadas contra a doença.
A melhor cobertura de Campinas se localiza na região noroeste, nos bairros Santa Clara, São Judas, Tadeu, Parque Valência 1 e 2 e parque Itajaí. A região está com 72% das crianças vacinadas contra a poliomielite, porém, por mais que seja a maior cobertura vacinal da cidade, ainda está bem abaixo da meta estipulada pelo Ministro da Saúde.
LEIA MAIS
Mega-Sena: apostas de Campinas e Sumaré acertam quina e faturam R$ 55,8 mil
Natal em Serra Negra: programação especial começa nesta sexta
REGIÃO DE CAMPINAS
Indaiatuba é a única dentre as maiores cidades da região que atingiu a meta e está com 95,7% de suas crianças vacinadas – confira cobertura vacinal pela Região de Campinas.
Indaiatuba
95.7% de cobertura
12.569 crianças foram vacinadas contra a poliomielite em indaiatuba de um total de 13.138 possíveis.
Nossa cobertura na campanha ficou em 95,7%,
Sumaré
47.46% de cobertura
– estão aptas a tomar a vacina em sumaré 15.800 crianças.
– até esta segunda-feira (7), foram aplicadas 7.500, com a cobertura vacinal atingindo 50%.
– todas as unidades de saúde estão abastecidas com a vacina poliomielite. A vacinação acontece de segunda à sexta-feira, entre 9h e 15h, exceto feriados. Desde o início da campanha contra a poliomielite, a secretaria municipal de saúde tem oferecido o imunizante em ações programadas aos sábados (a última foi realizada no dia 29 de outubro). Não é necessário agendar, o responsável precisa apenas levar um documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança.
Valinhos
51.82% de cobertura
A prefeitura de valinhos informa que o público alvo da vacinação contra a poliomielite é de 5.795 crianças de 1 a 4 anos. Durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, foram aplicadas 3.003 doses, o que representa 51,8% de cobertura vacinal. a vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, agora com aplicação de rotina, já que a campanha acabou em 31 de outubro. Para receber o imunizante, não é necessário agendamento, apenas comparecer em uma unidade com a carteirinha de vacinação.
Americana
66.49% de cobertura
O público-alvo são crianças de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Segundo o censo ibge, há no município 10.465 crianças nesta faixa etária. Desse total, 6.959 receberam a vacina, restando 3.506. Portanto, a cobertura na campanha foi de 66,5%.
Santa Bárbara d’Oeste
66.57% de cobertura
A prefeitura de santa bárbara d’oeste informa que a campanha contra a poliomielite foi encerrada oficialmente no dia 31 de outubro, com 5.859 doses aplicadas. Apesar do término oficial da iniciativa, as doses contra a pólio seguem disponíveis nas unidades, como parte do calendário de vacinação das crianças. O público-alvo para a campanha é de 8.800 crianças (população de 1 a 4 anos).
Não precisa de agendamento prévio para receber a vacinação contra poliomielite. Os pais e/ou responsáveis devem levar os menores a uma das 13 ubss (unidades básicas de saúde) do município, conforme lista abaixo, munidos de carteira de vacinação, documento de identificação com foto e cartão sus em mãos.
Hortolândia
67.70% de cobertura
Total público-alvo: 12.644
Total doses aplicadas: 8.560
Cobertura vacinal: 67%
Campinas
63% de cobertura
37.178 crianças vacinadas contra pólio = 63% cobertura
Público-alvo – 58.813 crianças
LEIA TAMBÉM