A Secretaria de Saúde de Amparo informou que está aplicando a quarta dose da vacina contra a covid-19 em imunossuprimidos com idade superior a 18 anos de idade e que tenham recebido a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. Segundo a administração, a chamada segunda dose de reforço só está disponível para este público, até o momento.
Para receber a vacina, os imunossuprimidos devem apresentar um documento de identificação, a carteira de vacinação com o registro das três doses e um comprovante da condição de saúde, através de exames, atestado médico, receitas, relatório ou prescrição médica.
A vacinação ocorre em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Além disso, a USF São Dimas aplica a vacina de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, e a USF Pinheirinho às terças e quintas, das 17h às 19h. Já o atendimento na USF Moreirinha é às quartas-feiras.
São considerados imunossuprimidos os pacientes que apresentam:
*Imunodeficiência primária grave;
*Quimioterapia para câncer;
*Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
*Pessoas vivendo com HIV/Aids;
*Sob o uso de corticóides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por tempo maior ou igual a 14 dias;
*Sob o uso de drogas modificadoras da resposta imune;
*Auto inflamatórias;
*Com doenças intestinais inflamatórias;
*Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
*Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
À apuração do acidade on/Circuito das Águas, a prefeitura não soube informar o número de moradores imunossuprimidos que estão contemplados nesta fase de vacinação ou que já foram vacinados com doses anteriores.