- Publicidade -
vacinasApós atrasos, Estado anuncia distribuição da vacina para motoristas na região de Campinas

Após atrasos, Estado anuncia distribuição da vacina para motoristas na região de Campinas

Imunização para esse grupo era para ter começado na última terça-feira

- Publicidade -

Novas doses devem chegar para o DRS de Campinas (Foto: Denny Cesare/Código19)

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou nesta quinta-feira (20) que já encaminhou doses da vacina contra a covid-19 para o início da imunização de motoristas e cobradores do transporte público coletivo urbano na região de Campinas. 

A nota, encaminhada pelo governo estadual, vem após cobrança das prefeituras e atraso no cronograma paulista, que previa o início da vacinação desse público na última terça-feira (18).

LEIA TAMBÉM 
Campinas ultrapassa marca de 400 mil doses de vacinas aplicadas

Logo no dia previsto, a Prefeitura de Campinas afirmou que cobrou o governo do Estado pelo atraso. Na cidade, é estimado imunizar 2.009 pessoas neste grupo, que inclui motoristas, operadores de ônibus, agentes de mobilidade urbana e permissionários de transporte alternativo. 

REGIÃO 

Segundo a Saúde estadual, para as regiões de Campinas, Piracicaba e São João da Boa Vista já foram enviadas desde ontem (19) 6,3 mil doses para a imunização deste grupo prioritário, e os imunizantes devem chegar até hoje nos DRS (Departamentos Regionais de Saúde), para que as doses comecem a ser distribuídas para cada cidade.

- Publicidade -

Até o início da tarde de hoje, no entanto, a Prefeitura afirmou que as doses ainda não chegaram à cidade. 

CRONOGRAMA ESTADUAL 

Na sexta-feira, dia 28, o governo estadual prevê a ampliação da vacinação para pessoas com comorbidades (doenças prévias) na faixa etária entre 40 e 44 anos. Ontem (19), Campinas abriu o agendamento para vacinar maiores de 45 anos com doenças prévias. 

O Estado prevê concluir ainda em junho a vacinação de todas as pessoas com comorbidades entre 18 e 39 anos de idade, mas ainda não foram divulgadas datas sobre as demais faixas etárias. 

Ontem, o governo paulista anunciou ainda uma projeção de vacinação contra a covid-19 de pessoas entre 55 e 59 anos e a conclusão da vacinação de todos os professores de São Paulo em julho. 

De acordo com o cronograma divulgado, de 1º a 20 de julho, o governo do Estado pretende vacinar pessoas de 55 a 59 anos, e de 21 a 31 de julho, imunizar os profissionais da educação de 18 a 46 anos 

QUEM PODE SE VACINAR ATUALMENTE EM CAMPINAS 

– Pessoas com 60 anos ou mais
– Pessoas com comorbidades (doenças prévias), com 45 anos ou mais
– Pessoas com deficiência permanente grave que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) com 18 anos ou mais
– Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais
– Estudantes da área da saúde que fazem estágio em uma instituição de saúde, com 18 anos ou mais
– Pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais
– Pacientes em terapia renal substitutiva e pacientes transplantados: coração pulmão, rim, fígado ou pâncreas, com 18 anos ou mais
– Gestantes e puérperas (quem teve filho nos últimos 45 dias) trabalhadoras da área da saúde
– Gestantes e puérperas com comorbidades e com 18 anos ou mais.
– Profissionais de educação com 47 anos ou mais 

Vale lembrar que entre os trabalhadores da “área da Saúde” estão incluídas todas as profissões que trabalham em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas de saúde humana, ambulatórios de saúde humana, laboratórios de análises, entre outros. 

As farmácias também estão contempladas como serviço de saúde. Exemplo de trabalhadores da saúde: recepcionistas de serviços de saúde, trabalhadores da limpeza e lavanderias de serviços de saúde, balconistas de farmácias e inclui drogarias, cozinheiros de serviços de saúde, etc. 

COMO FAZER 

Para evitar aglomeração, as pessoas que forem receber a vacina precisam agendar o dia e o horário. O agendamento é aberto depois que as doses chegarem e forem disponibilizadas para cada grupo. 

Em Campinas, o agendamento atualmente é feito por meio do portal de vacinação vacina.campinas.sp.gov.br, pelo telefone 160 ou pelo centro de saúde de referência. Vale lembrar que o agendamento só é possível para os grupos com início já listados acima.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -