- Publicidade -
vacinasApós tomar Coronavac, é preciso esperar 15 dias para tomar vacina contra a gripe; entenda

Após tomar Coronavac, é preciso esperar 15 dias para tomar vacina contra a gripe; entenda

Recomendação é dada pelo Instituto Butantan, responsável pela distribuição da Coronavac no Brasil

- Publicidade -

Coronavac sendo aplicada em drive-thru. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Após tomar a Coronavac, é preciso esperar duas semanas para tomar a vacina contra a gripe. E vice-versa: após tomar a vacina da gripe (ou qualquer outra vacina), é preciso esperar pelo menos duas semanas para tomar a vacina contra a covid-19.

A recomendação é feita pelo Instituto Butantan que explica a necessidade dessa recomendação porque ainda não foram estudados os possíveis efeitos de tomar a vacina contra a covid-19 junto a outras vacinas.

DIFERENÇAS

Além disso, a infectologista da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia Raquel Stucchi explica que mesmo quem já tomou a vacina contra o novo coronavírus não está protegido contra a Influenza e, tampouco, quem tomou a vacina da gripe está protegido contra a covid-19, pois se tratam de vírus totalmente diferentes.

Raquel destaca que a vacina da gripe, que já está prevista no calendário nacional de vacinação, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A especialista ainda ressalta que a vacina contra Influenza não prejudica a eficácia das vacinas contra a covid-19.

“A vacina da gripe não altera a eficácia da vacina contra a covid. São duas vacinas diferentes, contra duas doenças diferentes, e duas doenças graves. Então a gente deve tomar vacina contra a covid e contra a gripe”, explicou.

Raquel ainda acrescenta que a recomendação é válida para qualquer outra vacina. “Quem toma a vacina contra tétano, contra hepatite, contra pneumonia pode e deve tomar a vacina contra a covid”.

- Publicidade -
- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -