A secretaria de Saúde aplicou 29.839 doses da vacina contra covid-19 neste sábado (15), primeiro Dia D de aplicação da dose de reforço dos imunizantes.
Deste total, segundo a pasta municipal, foram 28.515 vacinas adicionais, 1.233 segundas doses e doses únicas e 91 primeiras doses.
Ao todo, foram oferecidas 35.644 vagas para agendamento. Ou seja, 83,7% das doses disponíveis pela cidade foram recebidas pelos moradores.
A estrutura contou com o trabalho de 1 mil profissionais, das 8h às 17h, em 58 CSs (centros de saúde) e no CRI (Centro de Referência à Saúde do Idoso).
QUEM RECEBEU
Os imunizantes foram oferecidos às pessoas com 18 anos ou mais, que já tivessem recebido as duas doses da Coronavac, ou das vacinas Astrazeneca e Pfizer há quatro meses.
No caso daqueles que se imunizaram com a vacina em dose única da Pfizer, o intervalo é de dois meses. Já para imunossuprimidos, o intervalo é de 28 dias, independente da vacina.
MAIS HORÁRIOS
A dose adicional é fundamental para prolongar a imunidade da vacina e o agendamento segue aberto para os próximos dias e semanas.
Segundo a secretaria de Saúde, o sistema calcula quando a pessoa pode receber a dose e disponibiliza as vagas a partir do período permitido.
O agendamento pode ser feito no vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldade, devem procurar um centro de saúde.