A secretaria de Saúde de Campinas já aplicou 70.628 doses de vacina contra a gripe (Influenza) desde o início da campanha de imunização deste ano, em 26 de março. De acordo com os dados divulgados pela Pasta, até a última quinta-feira (14) 61.228 idosos e 9.400 trabalhadores da saúde tinham sido vacinados.
A campanha de vacinação contra a gripe/influenza prossegue até o dia 3 de junho, e a nova fase está prevista para 30 de abril, mesmo dia que a Saúde vai promover mais uma edição da campanha “Campinas Vacina Mais”, com Centros de Saúde abertos no sábado para vacinar contra a gripe e a covid-19.
Para tirar dúvidas, o acidade on listou as principais questões sobre a vacinação em Campinas.
QUEM PODE SE VACINAR ATUALMENTE?
Nesta fase inicial da campanha, os públicos-alvo são pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde.
COMO FUNCIONA?
A vacinação está sendo realizada nos Centros de Saúde de Campinas e não é preciso agendamento para tomar a dose, apenas comparecer a uma unidade.
Para a imunização, a Secretaria de Saúde recomenda a apresentação de documento com foto. Os trabalhadores da área da saúde também devem apresentar documento que comprove vínculo profissional.
Mais informações, como endereços, horários de funcionamento dos Centros de Saúde e o calendário completo, podem ser consultados no site (clique aqui).
QUANDO SERÃO AS NOVAS FASES?
Na próxima fase, prevista para começar em 30 de abril, poderão se vacinar crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas.
A partir de 9 de maio serão vacinados professores, indígenas e pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente.
Em 16 de maio serão incluídos na campanha funcionários do sistema prisional, das forças de segurança e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e pessoas de 12 a 21 anos de idade que estão cumprindo medidas educativas.
PODE TOMAR JUNTO COM A VACINA DA COVID?
Sim. Segundo a secretaria de Saúde, idosos podem aproveitar para receber ao mesmo tempo a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 desde que tenham tomado a dose anterior há quatro meses ao tomar a vacina contra a gripe.
SOBRE A VACINA E A CHEGADA DO FRIO
Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria e é importante que as pessoas se imunizem assim que possível.
“A vacina leva alguns dias para atingir a proteção do organismo, por isso é preciso tomar a vacina o quanto antes. Com a proximidade dos dias mais frios da estação e a maior circulação dos vírus respiratórios, é fundamental proteger logo a população mais vulnerável”, alertou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
SEGUNDA DOSE DE REFORÇO
Os Centros de Saúde de Campinas também estão aplicando a segunda dose adicional contra a covid-19 para pessoas a partir de 60 anos que receberam a primeira dose de reforço há quatro meses.
Não é necessário agendamento. Informações sobre documentos e horários também podem ser obtidas no site https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacina-sem-agendamento.