Voluntários da região de Campinas estão sendo chamados para participar de testes de mais uma vacina da covid-19. O imunizante é desenvolvido pelos laboratórios Medicago R&D Inc (Canadá) e GlaxoSmithKline (GSK – Reino Unido) no Brasil e está sendo conduzido pelo laboratório Azidus, localizado em Valinhos.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a realização de testes clínicos da vacina no dia 8 do mês passado. O centro de pesquisa fica localizado em Valinhos.
Para ser voluntário, o interessado não pode ter sido vacinado e também não pode ter contraído a covid-19. Não há problemas caso a pessoa tenha alguma comorbidade – doenças anteriores.
Para mostrar interesse em ser voluntário, basta se cadastrar clicando neste link. Os voluntários já estão sendo convocados para participar dos testes e passam por uma avaliação médica.
COMO FUNCIONA
Segundo a empresa, o novo imunizante se diferencia das demais vacinas disponíveis no mercado por utilizar plantas como principal matéria-prima. A vacina é desenvolvida para ser administrada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda aplicação.
O estudo é feito com a aplicação da vacina ou um placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória e do tipo “cego para observador”, quando os voluntários ou os pesquisadores não sabem quais pessoas receberam qual substância.
Segundo a empresa, os voluntários serão acompanhados pelo centro de pesquisa por um ano e meio. Além do Brasil, a fase 3 da vacina também será testada no Canadá, Estados Unidos, América Latina, Reino Unido e Europa. O estudo deverá envolver 30 mil voluntários.
OUTROS TESTES
Em Campinas, a cidade já recebeu testes de duas vacinas que foram aprovadas em seguida pela Anvisa. O HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp aplicou a Coronavac em voluntários, e o Hospital da PUC-Campinas fez testes com a vacina da Janssen.
Neste mês, Campinas também foi confirmada como uma das cidades que vão realizar o teste clínico da fase 3 da Covaxin, vacina contra a covid-19 produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech. No entanto, ainda não foram divulgadas mais informações sobre o exame clínico.