O governo do Estado São Paulo informou nesta quarta-feira (16) o início da aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos.
A imunização de reforço é prevista para começar na próxima segunda-feira (21). Em Campinas, o início foi questionado à secretaria de Saúde, que ainda não se pronunciou.
“O calendário se inicia no dia 21 de março, para a população que é mais vulnerável. Nossa campanha de vacinação desde o início foi feita com a população de 90, 80 anos. Vacinamos, fizemos a aplicação até a terceira dose, e agora aqueles que estão elegíveis podem iniciar a quarta dose”, disse a secretária estadual do Programa de Imunização, Regiane de Paula.
Atualmente, a chamada quarta dose, ou segunda dose de reforço, só é aplicada em pessoas incluindo adolescentes – com imunossupressão. Ou seja, os grupos com problemas no sistema imunológico.
“Nós temos que lembrar que a quarta dose é fundamental para pacientes imunossuprimidos e imunodeprimidos, uma vez que têm diminuição na produção de anticorpos, e com o passar dos meses os anticorpos tendem a baixar ainda mais. Essa população que está sendo vacinada hoje é a que tem o que chamamos de imunossenescência, o envelhecimento do sistema imune, por isso igualmente a esse grupo os idosos merecem mais uma dose de reforço, garantindo assim que não haja aumento de internações e mortes. Foi exatamente esse grupo que sofreu com maior mortalidade com a chegada da ômicron, e é dessa forma que protegeremos”, explicou o secretario de Saúde, Jean Gorinchteyn.
COMO VAI FUNCIONAR
Segundo o governo paulista, no estado estão aptos a se vacinarem com a quarta dose 900 mil pessoas. Poderão tomar a quarta dose os idosos que tenham recebido a terceira dose há pelo menos quatro meses.
De acordo com o governo, será aplicado para a imunização qualquer um dos imunizantes disponíveis nos postos de vacinação. Ou seja, um dos quatro com aplicação aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária: CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
OUTROS GRUPOS
No começo de fevereiro, o governador João Doria (PSDB) afirmou que adotaria a 4ª dose para toda a população. No entanto, em seguida ele recuou e disse que a aplicação para toda a população era “considerada”.
Ainda não foi informada a previsão para aplicação da quarta dose em idosos ou pessoas com menos de 80 anos. A previsão é que nos próximos cronogramas sejam incluídos idosos com idade superior a 60 anos.
“Temos sim a probabilidade de aumentar esse calendário para 60 anos ou mais, mas não nesse momento vamos focar no dia 21 para o início na população de 80 anos ou mais, é nossa população alvo. Depois traremos novo cronogramas, novas fases para que possamos avançar da mesma forma que foi em toda a campanha. Faremos, mais num momento oportuno”, indicou Regiane.