Holambra definiu uma nova data para aplicação da vacina pediátrica contra a covid-19 no público infantil. A campanha será retomada na segunda-feira (24) para pequenos de 5 a 11 anos com deficiência ou comorbidades e também crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades.
Na última terça (18), o município tinha disponível 80 doses da vacina infantil destinadas a crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência. A campanha ocorreu ao longo da manhã, porém, a procura foi baixa, o que levou a Saúde da estância a convocar de última hora quem tem 10 e 11 anos no período da tarde.
Na segunda-feira (24), vacinação acontece no Salão da Terceira Idade por ordem de chegada, com distribuição de senhas. O atendimento será pela manhã até as 12h e entre 13h e 15h ou até o término das doses.
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento oficial com foto e o termo de autorização disponível em www.holambra.sp.gov.br, na aba Serviços/ Vacina: Termo de autorização. Além disso, é necessária a presença do pai, mãe ou responsável legal da criança no momento da imunização.
Pessoas com comorbidades devem levar também um comprovante da condição de saúde por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica, com CRM e assinatura do profissional.
RELAÇÃO DE COMORBIDADES
Segundo o Ministério da Saúde, as seguintes doenças são definidas como comorbidades e ganham prioridade no momento da vacinação:
– Doenças Cardiovasculares
– Insuficiência cardíaca (IC)
– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
– Cardiopatia hipertensiva
– Síndromes coronarianas
– Valvopatias
– Miocardiopatias e Pericardiopatias
– Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
– Arritmias cardíacas
– Cardiopatias congênitas no adulto
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
– Diabetes mellitus
– Pneumopatias crônicas graves
– Hipertensão arterial resistente (HAR)
– Hipertensão arterial – estágio 3
– Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
– Doença Cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
– Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
– Obesidade mórbida
– Cirrose hepática