- Publicidade -
vacinasMinistério da Saúde libera vacina da Pfizer para municípios

Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para municípios

Até então, imunizante era destinado para capitais, devido ao complexo sistema logístico de armazenamento

- Publicidade -

Vacinas da Pfizer/BioNtech (Foto: Ministério da Saúde) 

O Ministério da Saúde liberou nesta terça-feira (25) a vacinação contra a covid-19 com o imunizante da Pfizer para municípios. Até então, a vacina era destinada para capitais, devido ao complexo sistema logístico de armazenamento do imunizante. 

Segundo a nota oficial do Ministério, na 1ª Etapa da introdução dessa vacina foi orientada a priorização da vacinação nos municípios de capital “para que a logística de transporte, armazenamento e administração fosse explorada em seus detalhes, conhecidas e potencialmente gerenciadas”.

Agora, existe a orientação por parte da pasta de “expansão da vacina Pfizer/Comirnaty em outros municípios, visando a ampliação da vacinação na Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19”. Para isso, o Ministério pede que os estados “planejem as próximas distribuições de forma a descontar as doses excedentes dos municípios priorizados com a vacina Pfizer/Comirnaty”.

Além disso, os municípios devem estar preparados para receber e armazenar o imunizante da Pfizer. Ele precisa ser armazenado em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.
  
 
O estado de São Paulo se pronunciou em nota após a liberação do Ministério da Saúde e disse que “a Secretaria Estadual da Saúde informou que ainda não recebeu o ofício do MS autorizando o envio para cidades não-capitais. Por isso, não há ainda previsão (para o envio)”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -