O governo do estado de São Paulo anunciou neste domingo (27) a ampliação da aplicação da 4ª dose contra a covid-19 para as pessoas acima dos 60 anos. O anúncio foi feito pelo governador, João Doria (PSDB).
A nova etapa da imunização no território paulista começa no dia 5 de abril, mas Campinas ainda aguarda informações da pasta estadual de Saúde para detalhar como serão a estratégia e o cronograma (veja mais abaixo).
Podem receber o reforço da vacina cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o estado, desde que tenham recebido a dose de reforço (3ª dose) com um intervalo de quatro meses.
Conforme o Comitê Científico de São Paulo, a decisão pela inclusão desta faixa etária levou em conta o alto índice de mortalidade deste público durante a circulação da variante ômicron, principalmente no início deste ano.
“Este anúncio é mais um importante passo para protegermos a nossa população. São Paulo é líder em vacinação no Brasil com mais de 104 milhões de doses aplicadas”, disse a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.
CAMPINAS AGUARDA
Questionada sobre a nova etapa, a Prefeitura de Campinas informou que o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) “está aguardando informações técnicas do Estado” para definir essa estratégia.
Não há, portanto, detalhes sobre como será o início da imunização no município.
ACIMA DOS 80 ANOS
A Prefeitura de Campinas realizou ontem (26) a vacinação contra a gripe em idosos com mais de 80 anos e também aplicou 3,5 mil doses contra a covid-19 em uma edição do “Campinas Vacina Mais”.
O objetivo foi vacinar contra a gripe pessoas com 80 anos ou mais, e intensificar a imunização contra a covid-19, para todas as idades.
A vacinação dos idosos com 80 anos ou mais começou no último dia 21 no município.