O governador João Doria (PSDB) autorizou a Secretaria de Saúde do Estado a abrir negociação com a farmacêutica Pfizer para a compra de vacinas contra a covid-19 destinadas a crianças.
Um ofício foi encaminhado à empresa na quinta-feira (16) comunicando o interesse, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar, no mesmo dia, o uso do imunizante em crianças de 5 a 11 anos. A vacina para este público é diferente da administrada atualmente para adultos e adolescentes.
“O governo do Estado tem urgência em avançar na imunização deste público, mas as doses de Pfizer disponíveis atualmente no Brasil diferem em aspectos como composição, dosagem, rotulagem, apresentação e especificações técnicas requeridas para aplicação neste público, conforme instruções do próprio fabricante”, diz o governo paulista.
São Paulo é o estado que iniciou a vacinação no Brasil e o que mais imuniza contra a doença, com 78,3% da população com o esquema vacinal completo e 85,1% com ao menos uma dose do imunizante, de acordo com dados do Vacinômetro (www.saopaulo.sp.gov.br).