Aguarde...
Mundo dos Bichos

PETS

Tosse dos Canis: entenda o que é essa zoonose comum em dias frios

Médica veterinária explica a tosse dos canis e os cuidados necessários com essa doença

| Mundo dos bichos

 

Assim como as pessoas tendem a ficar mais resfriadas e contrair vírus e bactérias em períodos mais frios, os pets também ficam mais vulneráveis e correm o risco de contaminação.

Embora seja pouco conhecida e falada, os cães vêm sofrendo com a tosse dos canis, também denominada Traqueobronquite Infecciosa Canina ou ainda gripe dos cães. A doença é causada principalmente pela bactéria Bordetella bronchiseptica e pelo vírus da Parainfluenza Canina, porém pode ter sinais agravados por infecção de outras bactérias ou vírus que também acomete o aparelho respiratório do animal.

Diante desse cenário, Valeska Rodrigues, doutora e professora de Medicina Veterinária da Universidade de Franca, alerta que recentemente a enfermidade foi reconhecida como zoonose, ou seja, pode ser transmitida dos animais para humanos. "Os sinais respiratórios podem ser apresentados principalmente por pessoas imunossuprimidas. Outras espécies também podem apresentar a infecção, como carnívoros silvestres e alguns felinos domésticos com a imunidade deficiente", destaca.

Segundo a veterinária, a ocorrência da tosse dos canis costuma ser sazonal, principalmente nos meses de outono e inverno, que são mais frios e secos e favorecem a instalação de agentes infecciosos no trato respiratório. Além disso, a enfermidade geralmente ocorre nos cães que convivem em um mesmo ambiente, o que comprova a fácil transmissão dos agentes bacterianos ou virais envolvidos.