O Google anunciou que proibirá propagandas e anúncios políticos nas eleições municipais, que ocorrem em outubro. A nota, publicada nesta quarta-feira (24), dizia que a restrição começará em maio.
Esta medida vai de encontro à aprovação de fevereiro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que trata sobre a restrição do uso de IA (Inteligência Artificial) e outras formas de combate à circulação de fatos sem veracidade ou fora de contexto, principalmente pelo período eleitoral. A restrição do tribunal também valerá a partir de maio.
LEIA MAIS
TSE inicia teste público das urnas eletrônicas para eleições de 2024
Marco Legal da IA: entenda as principias diretrizes do projeto
Compromissos
A empresa também declarou que apoia a integridade das eleições. “Vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio, tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, informou a empresa.
Resolução TSE
Pelas regras do TSE, as redes sociais deverão tomar medidas para impedir ou diminuir a circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados. As plataformas que não retirarem conteúdos antidemocráticos e com discurso de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas. (leia mais aqui)
*Com informações de Agência Brasil
**Sob supervisão de Marcos Andrade
LEIA TAMBÉM