- Publicidade -
CotidianoPiracicaba registra terceiro caso de raiva em morcego em 2024

Piracicaba registra terceiro caso de raiva em morcego em 2024

Confirmação do registro foi feita pelo laboratório do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) na última sexta-feira (22)

- Publicidade -

A cidade de Piracicaba registrou o terceiro caso de raiva em morcego no ano de 2024. A confirmação do resultado positivo foi feita na última sexta-feira (22), pelo laboratório do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).  

O animal foi encontrado morto em uma calçada na Rua das Piracanjubas, no bairro Jupiá. Não há informação se ele teve contato humano ou com outros animais. 

- Publicidade -

Casos de raiva em morcego em 2024 

O primeiro caso de raiva em morcego em 2024 foi registrado na região central de Piracicaba. A segunda ocorrência na cidade foi no Bairro Dois Córregos, em fevereiro, ambos de hábitos insetívoros. No ano passado, ao todo, foram cinco casos positivos de morcegos com raiva. 

A cidade teve alta de casos de raiva em morcego entre 2022 e 2023, segundo a Secretaria de Saúde. Apesar da doença estar em situação controlada na cidade, esse cenário aumenta ainda mais a importância de imunizar cães e gatos contra a raiva.  

A Pasta ainda alerta às pessoas que, caso encontrem morcegos caídos, vivos ou mortos, entrem em contato com o CCZ para orientações e procedimentos. 

Vacina antirrábica 

A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que acomete o sistema nervoso central do infectado, gerando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que costuma evoluir rapidamente. Ele pode ser passado para o ser humano por meio da saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas também podem acontecer em caso de arranhões ou até lambidas.  

A secretaria de Saúde reforça que mantém a vacinação antirrábica para cães e gatos – contactantes com morcegos – em posto permanente na sede do CCZ (rua dos Mandis, s/n°, bairro Jupiá) durante o ano todo. 

- Publicidade -

O CCZ orienta os tutores de cães e gatos que se atentem à vacinação antirrábica anual de seus animais, pois é a única maneira de preveni-los e de se prevenir contra essa doença que é letal e não tem cura

O Centro funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 13h. O telefone é 3427-2400. Para informações sobre vacinação, o telefone do DBEA (Departamento de Bem Esta Animal) é (19) 3427-2721. 

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON CAMPINAS

Secretário morre e prefeito fica ferido em acidente

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em cidade da região; veja 

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -