A exposição itinerante “Raízes da Gastronomia” estreia no próximo sábado (18) em Piracicaba. A instalação tem entrada gratuita e destaca aspectos históricos e culturais das comunidades indígenas, além da relação delas com técnicas modernas de agricultura regenerativa. Conta com 50 fotografias, um documentário curta-metragem e instrumentos utilizados pela agricultura indígena.
Também exibe as práticas da tribo Tuyuka, no Amazonas, que ajuda a alimentar a cidade de São Gabriel da Cachoeira, e da Guima Café, uma empresa situada em Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, que utiliza práticas de agricultura regenerativa certificadas pela Regenagri, instituição britânica de cafeicultura.
Na instalação, o público terá a oportunidade de conhecer o cultivo de uma variedade de alimentos, como mandioca, banana, abacaxi, cupuaçu, açaí, cará, maracujá do mato pela tribo Tuyuka.
Além disso, poderá se encantar com a produção de café da fazenda Guima, que integra mata nativa em seu espaço e possui bolsões para armazenagem e distribuição de água. A mostra foi cuidadosamente elaborada para demonstrar que a combinação de agricultura e floresta pode criar um ecossistema saudável e produtivo.
A exposição ‘Raízes da Gastronomia’ é itinerante, e a estreia será em Piracicaba. Em julho, a mostra passa por Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. O projeto contemplado pela lei Rouanet tem patrocínio da John Deeree e da SLC Agrícola, apoio do Instituto SLC e Acriart, e realização do Ministério da Cultura.
Exposição Raízes da Gastronomia
Quando: 18/05 a 09/06 – Das 08h às 18h
Onde: Biblioteca Pública Municipal ‘Ricardo Ferraz de Arruda Pinto’ (Rua Saldanha Marinho, 333, Centro)
Quanto: grátis
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Software criado na Unicamp ajuda a identificar pessoas pelos dentes; entenda como funciona
Festa das Nações terá música e gastronomia de 17 países em Piracicaba; veja a programação