Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Noticias

Brasil ocupa 124ª posição em ranking de facilidade de fazer negócios

No ano passado o Brasil apareceu na 109ª colocação, dando um salto de 16 posições em relação a 2017

| FOLHAPRESS

Imagem ilustrativa (Foto: Pixabay)
 

O Brasil ficou na 124ª posição do ranking que analisa a facilidade de 190 países de fazer negócios, com nota 59,1. Os dados são do Banco Mundial e foram divulgados pelo relatório Doing Business 2020 nesta terça-feira (23). 

Dos 10 aspectos analisados pelo relatório, o País teve melhora em três, piora em um e manteve o mesmo desempenho nos outros seis.A melhora no registro de propriedades foi a que mais chamou atenção, com um aumento de 2,2 pontos percentuais.   

Na sequência apareceu a resolução de insolvência de empresas (1,9 ponto percentual) e abertura de empresa (1 ponto percentual).Já a piora veio por conta da obtenção de alvarás para construção, que apresentou um recuo de 0,2 ponto percentual.  

O Doing Business 2020 abrange parte do governo Michel Temer e o início do mandato de Jair Bolsonaro, uma vez que o relatório é feito de junho de 2018 a maio de 2019.  

No ano passado o Brasil apareceu na 109ª colocação, dando um salto de 16 posições em relação a 2017. Neste ano ainda não é possível fazer inferências sobre as posições porque o Banco Mundial pode rever a classificação do relatório anterior. 

Neste ano, o banco lista apenas duas reformas feitas no Brasil para melhorar o ambiente, contra quatro apontadas no relatório passado.Uma das mudanças, segundo o documento, refere-se ao registro de empresas, que se tornou mais ágil nesses estados.   

Outra é relativa à redução do custo do certificado digital. Ambas as reformas passaram a facilitar a abertura de empreendimentos.Outra melhora apontada pelo banco ocorreu no registro de propriedades. Isso porque houve um aprimoramento no sistema de administração de terras, a introdução de pagamentos online em São Paulo e a criação de um sistema também online no Rio para obter certificados de propriedade.  

Em outro trecho do documento, o banco cita o Brasil ao comentar os desequilíbrios que a regulação do mercado de trabalho pode criar.  

A partir de uma pesquisa, o relatório diz que dados de 2001 a 2009 indicam que a introdução do salário mínimo no Brasil está associada ao aumento de 39% do emprego informal no país.O texto afirma também que tribunais mais eficientes vem melhorando o mercado imobiliário.   

Ao comentar isso, o relatório diz que empresas que operam em municípios brasileiros onde os tribunais civis estão menos congestionados experimentaram forte crescimento no uso de crédito com garantias.  

REFORMAS PELO MUNDO   

O Banco Mundial também informou que ao longo do ano passado 115 economias do planeta foram responsáveis por 294 reformas que facilitaram o ambiente de negócios para os empresários.   

Dos países analisados, os dez onde os ambientes de negócio mais melhoraram foram Arábia Saudita, Jordânia, Togo, Bahrein, Tajiquistão, Paquistão, Kuwait, China, Índia e Nigéria.Já as dez economias que registraram a maior facilidade ao fazer negócios foram Nova Zelândia, Singapura, Hong-Kong, Dinamarca, Coreia do Sul, Estados Unidos, Geórgia, Reino Unido, Noruega e Suécia. 

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON